Moderna, tradicional e negra: a Bahia de Pierre Verger e Odorico Tavares na revista O Cruzeiro

Autori

  • Bruno Pinheiro

Parole chiave:

Cultura Visual, Culturas populares negras, Bahia, O Cruzeiro

Abstract

As fotorreportagens realizadas em Salvador pelo fotógrafo francês Pierre Verger e pelo jornalista pernambucano Odorico Tavares para a revista ilustrada semanal O Cruzeiro nos anos imediatamente posteriores à redemocratização pós-Estado Novo são analisadas nesse artigo como participantes um projeto identitário regional fomentado pelas elites locais. Para tal fim, elas são avaliadas em seus contextos político, intelectual e produtivo, identificando como os padrões visuais utilizados nelas para representar determinadas manifestações das culturas populares negras locais passaram a ser entendidas como tradições da Bahia.

Pubblicato

2019-01-21

Come citare

Pinheiro, B. (2019). Moderna, tradicional e negra: a Bahia de Pierre Verger e Odorico Tavares na revista O Cruzeiro. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (19), 195–229. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/41113