História e Cinema: deslocamento e resistência na filmografia Marginal

Autori

  • Edinei Pereira da Silva

Parole chiave:

Cidade, Flâneur, Marginalizados, A Margem, Distopias

Abstract

O presente artigo tem como escopo apresentar os deslocamentos dos sujeitos marginalizados no filme A Margem (1967). Para tanto, a cidade é posta como campo de possibilidades, onde o andarilhar, além de constatar uma realidade desfigurada, é vista por esse Flâneur como as consequências do processo de modernização, tal qual aquele apresentado por Walter Benjamin. As , portanto, são evidenciadas e constatadas nesse transcurso.

Biografia autore

Edinei Pereira da Silva

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Com Especialização em História, Sociedade e Cultura, também pela PUC-SP, e Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André. 

Pubblicato

2019-12-20

Come citare

Silva, E. P. da. (2019). História e Cinema: deslocamento e resistência na filmografia Marginal. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(21). Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/46573