Fragmentos de um filme cortado

Censura e estratégias de sobreviência em Mojica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71277

Parole chiave:

Censura, Ditadura Militar, José Mojica Marins, Montagem cinematográfica, Resistência cultural, Horror brasileiro

Abstract

Este artigo analisa os impactos da censura na montagem e na narrativa do filme Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), de José Mojica Marins, durante o período da Ditadura Militar no Brasil. A partir das concepções de Gilles Deleuze e Sergei Eisenstein sobre a montagem como operação estética e política, investiga-se como os cortes impostos não apenas mutilaram cenas, mas alteraram o ritmo e o sentido do filme, interferindo diretamente na experiência proposta ao espectador. O estudo evidencia que a censura não se limitava à exclusão de conteúdos considerados inapropriados, mas reconfigurava a espinha dorsal da obra, comprometendo sua potência crítica. Além disso, discute-se as estratégias de resistência simbólica e adaptação empregadas por Mojica diante das restrições impostas, em sua tentativa de manter uma linguagem provocadora mesmo sob vigilância constante.

Biografie autore

Everton de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduado na mesma instituição (2022). Atua na área de História, com ênfase em História e Cultura, bem como na relação entre História e Cinema.

Frederico Osanan Amorim Lima, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2003). É especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2005). Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2007). Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de História, com ênfase nos estudos relacionados à imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, sensibilidade, subjetividade, comportamento juvenil, historiografia do cinema brasileiro, cinema brasileiro moderno, Glauber Rocha e cinema experimental e relações de poder.

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Pubblicato

2025-06-16

Come citare

Sousa, E. de, & Lima, F. O. A. (2025). Fragmentos de um filme cortado: Censura e estratégias de sobreviência em Mojica. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e71277. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71277