Fragmentos de um filme cortado
Censura e estratégias de sobreviência em Mojica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71277Parole chiave:
Censura, Ditadura Militar, José Mojica Marins, Montagem cinematográfica, Resistência cultural, Horror brasileiroAbstract
Este artigo analisa os impactos da censura na montagem e na narrativa do filme Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), de José Mojica Marins, durante o período da Ditadura Militar no Brasil. A partir das concepções de Gilles Deleuze e Sergei Eisenstein sobre a montagem como operação estética e política, investiga-se como os cortes impostos não apenas mutilaram cenas, mas alteraram o ritmo e o sentido do filme, interferindo diretamente na experiência proposta ao espectador. O estudo evidencia que a censura não se limitava à exclusão de conteúdos considerados inapropriados, mas reconfigurava a espinha dorsal da obra, comprometendo sua potência crítica. Além disso, discute-se as estratégias de resistência simbólica e adaptação empregadas por Mojica diante das restrições impostas, em sua tentativa de manter uma linguagem provocadora mesmo sob vigilância constante.
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