Acesso à arte por trabalhadoras terceirizadas de limpeza no Masp

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71706

Palabras clave:

Acesso à arte, Acesso ao lazer, Trabalhadoras de museu, Masp

Resumen

O trabalho busca investigar como trabalhadoras terceirizadas que realizam a limpeza do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, relacionam-se com as obras de arte ali expostas. A fim de entender quais são as formas de apreensão das obras de arte por essas mulheres, optou-se pela metodologia da história oral temática. Três entrevistas foram realizadas, abordando questões relacionadas, principalmente, a rotina, trabalho, família, tarefas domésticas e práticas culturais. O referencial teórico apoia-se em conceitos de Pierre Bourdieu, Alain Darbel, Waldisa Rússio e Raymond Williams. As conclusões sugerem que, se o fato de trabalhar no museu não gera uma transformação concreta em hábitos de lazer, promove, ao menos, uma mudança no modo como estas trabalhadoras apreendem uma instituição museológica e trabalhos de arte.

Biografía del autor/a

Gabriela Valdanha de Araujo, Universidade de São Paulo

Mestrado no programa de Estudos Culturais da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo). Possui graduação em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e especialização em sociologia pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; 2019). Experiência profissional em comunicação, com ênfase na área cultural.

Martin Jayo, Universidade de São Paulo

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Citas

BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular: leituras de operárias. Petrópolis: Vozes, 1972.

BOTELHO, Isaura. Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública. Espaço & Debates, São Paulo, n. 43-44, 2003.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Zouk, 2016.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010.

MEIHY, José Carlos Sebe Bon. Augusto e Lea: um caso de (des)amor em tempos modernos. São Paulo: Contexto, 2006.

MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

PERROTA-BOSCH, Francesco. Lina: uma biografia. São Paulo: Todavia, 2021.

RÚSSIO, Waldisa. Museu: uma organização em face das expectativas do mundo atual. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010a, p. 45-56.

RÚSSIO, Waldisa. Alguns aspectos do patrimônio cultural: o patrimônio industrial. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010b, p. 147-159.

RÚSSIO, Waldisa. A difusão do patrimônio: novas experiências em museus, programas educativos e promoção cultural. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010c, p. 164-175.

RÚSSIO, Waldisa. Museu, para quê? (A necessidade da arte). In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010d, p. 69-77.

RÚSSIO, Waldisa. Museologia e identidade. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010e, p. 176-185.

RÚSSIO, Waldisa. Conceito de cultura e sua inter-relação com o patrimônio cultural e a preservação. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010f, p. 203-210.

RÚSSIO, Waldisa. Exposição: texto museológico e o contexto cultural. In: Bruno, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado da Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010g, p. 137-143.

SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

Publicado

2025-06-08

Cómo citar

Araujo, G. V. de, & Jayo, M. (2025). Acesso à arte por trabalhadoras terceirizadas de limpeza no Masp. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e71706. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71706