Uma educação étnico-racial

O (re)conhecimento da identidade em ações de formação cultural negra de adolescentes e jovens privados de liberdade

Autori

  • João de Deus Fonseca Junior Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e73838

Parole chiave:

Educação, Identidade, Ressocialização

Abstract

Este artigo é fruto da pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O texto apresenta a diversidade sociocultural da população negra brasileira. Proponho um estudo relacionado ao (re)conhecimento da identidade étnicorracial como ações de formação cultural negra e as suas contribuições no processo de ressocialização de adolescentes e jovens privados de liberdade.

 

Palavras-chave: Educação. Identidade. Ressocialização.

Biografie autore

João de Deus Fonseca Junior, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorando em História da África das Diásporas e dos Povos Indígenas pelo Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1993), graduação em Pedagogia pela UFBA (1997), pós-graduação em Direitos Humanos (UNEB- Ministério Público da Bahia), Mestrado em Educação pela UFBA (2001) e Doutorado em Educação pela UFBA (2007). Atualmente é Professora Associado IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas- CECULT-Santo Amaro, onde exerce a Direção do Centro (2023-2027). Docente Permanente no Programa de Pós-graduação Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas -Mestrado e Doutorado (CAHL-UFRB), e no Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade -Mestrado e Doutorado (PPGEISU) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA/UFRB). Realizou os estudos de Pós-doutoramento no CICS-NOVA - IP-Leiria/ Universidade Eduardo Mondlane, no campo da Antropologia Social (2022-2023). Coordenadora do Programa Interdisciplinar de Extensão CULTURA e NEGRITUDE.Tutora do Programa de Educação Tutorial PET-Conexões de Saberes: Acesso, permanência e pós-permanência na UFRB (2010-2022) (MEC/SESu, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do BICULT/CECULT - 2016-2022). Integrante do Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros - NEAB- Recôncavo/UFRB. Assessora Especial da Reitoria (UFRB/2012-2015). Líder do Grupo de Pesquisa FORCCULT-CNPq, integrante da Rede ObFORMACCE. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFRB 2012-2015), Membro do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC/UFRB - 2017- 2019). Atuou como Pró-Reitora na implantação da PROPAAE/UFRB- Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (2006-2011), e Pró-reitora de Graduação na UFRB (2015-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Política e Gestão Educacional, Currículo, Didática, Epistemologia e Formação, produzindo principalmente nos seguintes temas: currículo e formação, relações étnicorraciais, formação docente, estudos autobiográficos e narrativas, politicas afirmativas, permanência e pós-permanência no ensino superior e estudos étnicorraciais, interdisciplinaridade, diversidade/multiculturalidade, Ações Afirmativas e Ensino Superior.

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Pubblicato

2025-12-02

Come citare

Fonseca Junior, J. de D., & Jesus, R. de C. D. P. de. (2025). Uma educação étnico-racial: O (re)conhecimento da identidade em ações de formação cultural negra de adolescentes e jovens privados de liberdade. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e73838. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e73838