<strong>ESCOLA, CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL</strong>

Autores/as

  • Fernando José de ALMEIDA PUCSP

Palabras clave:

novas tecnologias na educação - alfabetização de jovens e adultos - gestão escolar - sustentabilidade

Resumen

Este artigo apresenta a reflexão sobre a relação entre a sustentação do desenvolvimento humano justo e democrático, a educação (escola pública) e a apropriação das tecnologias como um direito humano. Discorre sobre a crise pela qual passa o mundo este início de século, como herança do anterior, e aponta o desenvolvimento sustentável como a equação dos problemas dos próximos anos. Amplia o conceito de desenvolvimento sustentável, como uma conquista, visto como uma harmonia com o meio ambiente, mas que envolve harmonia entre as culturas, o respeito aos direitos humanos e a apropriação do desenvolvimento científico e tecnológico para o bem comum, desta e das próximas gerações. Este estudo aponta, também, possibilidades para o equacionamento do problema por meio da conceituação de crise segundo Serres (2009) e encaminha para a alfabetização e educação de jovens e adultos, indo para as reorientações curriculares – que iniciam seu olhar interdisciplinar sobre as questões do ambiente sustentável, mas atém-se também à função da gestão desta escola como agente social político e desenvolvimentista e a emancipação digital como ferramenta para empoderamento dos grupos sociais.

Biografía del autor/a

Fernando José de ALMEIDA, PUCSP

Fernando José de Almeida é filósofo e pedagogo,Doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP e com pós-doutorado no IRPEACS/CNRSLyon/ França, nas áreas de Informática e Educação. Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Educação – Currículo da PUC-SP. Trabalha no programa de cooperação para formação de doutores e mestres na Universidade Pedagógica de Moçambique, desde 1998, num convênio PUC-SP/UP/Banco Mundial. Foi Secretário de Educação da cidade de São Paulo (2001-2002).