<strong>POSSIBILIDADES E LIMITES DO USO DO PORTFÓLIO NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR</strong>

Authors

  • Maria Lourdes Vieira Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação
  • Mara Regina Lemes De Sordi Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação

Keywords:

Pedagogia Universitária - Avaliação da aprendizagem - Portfólio

Abstract

Esse artigo tem por objetivo socializar aos educadores e educandos interessados em novas práticas educativas, a possibilidade da utilização do Portfólio como recurso mediador da aprendizagem e da avaliação universitária. Trata-se de partilhar os resultados obtidos em pesquisa qualitativa trazendo marcas de mudanças necessárias em pensar e agir em educação implicadas no trabalho pedagógico e questionamentos que não se esgotam na proposição de novos instrumentos ou em formas procedimentais de registros dos avanços dos estudantes. A pesquisa reconhece a contribuição do Portfólio na promoção de novos processos relacionais, revela esforços de superação desenvolvidos por docentes que buscam novos caminhos para os desafios educacionais e finalmente permite confirmar que, a aprendizagem e a avaliação se afetam mutuamente e que inovações em uma delas favorecem a mudança da outra. Para tal a capacitação dos professores universitários deve discutir a avaliação em bases amplas e vinculadas ao trabalho pedagógico evitando soluções instrumentais para problemas de grande complexidade.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Lourdes Vieira, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação

Doutora em Educação pela Unicamp: Ensino e Práticas Culturais

Mara Regina Lemes De Sordi, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação

Pós-Doutora em Educação: Planejamento e Avaliação Educacional. Professora da Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação

Published

2012-04-02

How to Cite

Vieira, M. L., & De Sordi, M. R. L. (2012). <strong>POSSIBILIDADES E LIMITES DO USO DO PORTFÓLIO NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR</strong>. Revista E-Curriculum, 8(1). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9044

Issue

Section

Artigos