<strong>PRODUÇÃO COLETIVA DE CURRÍCULO: UM CAMINHO PARA SUA IMPLANTAÇÃO</strong>

Authors

  • Luciane Cortiano Liotti Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR)
  • Odisséa Boaventura de Oliveira Universidade Federal do Paraná

Keywords:

diretrizes curriculares, discurso pedagógico, recontextualização

Abstract

Este estudo tem por objetivo analisar os sentidos manifestados por professores sobre as Diretrizes Curriculares de Biologia do Paraná e como este documento foi recontextualizado, hibridizando discursos, produzindo o discurso pedagógico. Para isso foram entrevistados seis professores dessa disciplina em que se questionou a respeito da participação dos docentes no processo de construção do documento, pontos positivos e negativos percebidos, a utilização das diretrizes no planejamento. Utilizando como referencial teórico a Análise de Discurso Francesa, além do princípio de recontextualização de Basil Bernstein e hibridismo de García Canclini, observou-se que os sentidos foram: participação; inadequação; necessidade; contribuição e resistência. Também se verificou que estes professores aprovam a construção do novo documento oficial e acreditam fazer parte desta “construção coletiva”, mas ao realizarem sua recontextualização no campo pedagógico apontam dificuldades teórico-metodológicas que inviabilizam a sua implementação. Também foi possível identificar nas entrevistas que alguns professores buscam em meio ao antigo, diversificar e modificar suas atividades escolares, numa tentativa de adequação ao direcionamento das Diretrizes. Conclui-se que todo documento curricular passa por processos de recontextualização e defende-se que para sua efetivação é necessária a construção coletiva.

Author Biographies

Luciane Cortiano Liotti, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR)

Mestre em Educação pela UFPR, Docente e Técnica Pedagogica da SEED-PR

Odisséa Boaventura de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação - UFPR. Docente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, UFPR

Published

2014-01-21

Issue

Section

Artigos