<strong>PRODUÇÃO COLETIVA DE CURRÍCULO: UM CAMINHO PARA SUA IMPLANTAÇÃO</strong>
Keywords:
diretrizes curriculares, discurso pedagógico, recontextualizaçãoAbstract
Este estudo tem por objetivo analisar os sentidos manifestados por professores sobre as Diretrizes Curriculares de Biologia do Paraná e como este documento foi recontextualizado, hibridizando discursos, produzindo o discurso pedagógico. Para isso foram entrevistados seis professores dessa disciplina em que se questionou a respeito da participação dos docentes no processo de construção do documento, pontos positivos e negativos percebidos, a utilização das diretrizes no planejamento. Utilizando como referencial teórico a Análise de Discurso Francesa, além do princípio de recontextualização de Basil Bernstein e hibridismo de García Canclini, observou-se que os sentidos foram: participação; inadequação; necessidade; contribuição e resistência. Também se verificou que estes professores aprovam a construção do novo documento oficial e acreditam fazer parte desta “construção coletiva”, mas ao realizarem sua recontextualização no campo pedagógico apontam dificuldades teórico-metodológicas que inviabilizam a sua implementação. Também foi possível identificar nas entrevistas que alguns professores buscam em meio ao antigo, diversificar e modificar suas atividades escolares, numa tentativa de adequação ao direcionamento das Diretrizes. Conclui-se que todo documento curricular passa por processos de recontextualização e defende-se que para sua efetivação é necessária a construção coletiva.Downloads
Published
2014-01-21
Issue
Section
Artigos
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