<strong>CURRÍCULO, TECNOLOGIA E CULTURA DIGITAL:ESPAÇOS E TEMPOS DE WEB CURRÍCULO</strong>

Autores/as

  • Maria Elizabeth B. de ALMEIDA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria da Graça Moreira da SILVA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

tecnologias na educação – currículo - web currículo - cultura digital

Resumen

Este artigo busca refletir sobre as contribuições propiciadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na aprendizagem, no ensino e no desenvolvimento do currículo, identificar as possibilidades de mudanças educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas ligadas a distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias ao currículo, desenhando o termo web currículo para cunhar esse conceito em construção. Toma como elemento fundante para esta construção o conceito de currículo enquanto uma construção social que se desenvolve na ação, em determinado tempo, lugar e contexto, com o uso de instrumentos culturais presentes nas práticas sociais. Para contribuir com essa construção, este artigo pontua, ainda, alguns dos temas que emergiram em relevantes debates entre educadores durante a realização do I e II Seminário Web Currículo.

Biografía del autor/a

Maria Elizabeth B. de ALMEIDA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo

Maria da Graça Moreira da SILVA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora do Departamento de Ciências da Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo