<strong>CONHECIMENTO E CONSUMO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA ERA DA CULTURA MIDIÁTICA</strong>

Autores/as

  • Maria Alzira de Almeida Pimenta Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Martha Maria Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Palabras clave:

conhecimento, mídia, leitura crítica, formação de professores, cultura digital

Resumen

A mídia tem sido um desafio para as instituições educativas. Ela aumenta em quantidades e em capacidade de processar informações fazendo com que a cada dia novas relações entre tecnologia, educação e conhecimentos sejam construídas. Com o desenvolvimento da interface de internet conhecida como web 2.0, a produção e a divulgação de conteúdos foram facilitadas e os jovens e as crianças, além de acessarem informações, passaram também a ser produtores de conteúdos. O acesso à mídia por parte de jovens e crianças influencia a maneira como aprendem e a relação que estabelecem com o conhecimento. Por outro lado, as empresas utilizam a mídia para promover vendas e seu lucro, implicando no aumento do consumo pela sociedade. As instituições educativas precisam definir formas para lidar com as implicações impostas pela crescente valorização do consumo, de produtos e de informações, que muitas vezes não vem acompanhada da valorização do conhecimento. Esta dinâmica é um desafio atual da educação e tema deste artigo que constitui-se de resultados de estudos teóricos e tem como objetivo estimular a reflexão sobre a influência da mídia, enquanto estimuladora do consumo, na conjuntura atual e sua repercussão nas demandas, atitudes e comportamentos de crianças e de jovens em fase de escolarização. Cumpre ressaltar, que a intervenção possível e premente na prática educativa passa pela leitura e utilização crítica da mídia. Considerando estes aspectos, a gestão e a formação de professores devem ser constantemente revistas.

Biografía del autor/a

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas.Faz parte dos grupos de pesquisa Mediação Pedagógica – UFPB e Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade – UNIUBE. Atualmente, é docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora e Mestre em Educação, Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado sanduiche na Faculdade de Educação da Universidade de Queen's em Kingston, Ontário, Canadá. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da  Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) . Coordena a pesquisa - Inovações Curriculares e o Uso da Web 2.0 : Flexibilidade nas Práticas e na Formação de Professores Universitários- e participa como pesquisadora nos projetos: Formação de Professores e Paradigmas Curriculares; e Media Literacy no Ensino Médio: atividades de leitura e escrita com professores e alunos.

Publicado

2012-12-31

Número

Sección

Artigos