OS SENTIDOS REFERENTES À CLASSE SOCIAL E RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CONTEXTO DAS TEORIAS CURRICULISTAS TRADICIONAIS E CRÍTICAS

Autores/as

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil
  • Rosana Pereira Lopes Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil
  • Rogerio da Costa Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p325-344

Palabras clave:

Escola. Classes sociais. Ideologia e poder. Currículo.

Resumen

O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar, por meio das teorias do currículo, os sentidos que este apresenta no que tange à classe social e relações de poder na escola. As categorias currículo, classe social e relações de poder tornaram-se os eixos norteadores de nossas análises, que têm como principais referenciais os seguintes teóricos: Apple (1989, 2003), Sacristán (1999, 2000), McNeil (2001), Marx e Engels (2006) e Silva (2010). Com base nessas produções, procuramos evidenciar como se constituem as relações de classe social e de poder nas concepções curriculares tradicionais e críticas. O estudo aponta a necessidade de reconhecermos o currículo como um território de lutas, conflitos e contradições, que podem confirmar e legitimar, ou não, um conhecimento favorecedor da emancipação dos sujeitos envolvidos nos processos escolares. A pesquisa mostrou que a concepção crítica de currículo favorece a emancipação, por legitimar a atitude da contestação nos destinatários dos saberes presentes na cultura escolar.

Biografía del autor/a

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq – Currículo, Gênero e Docência. Londrina – Paraná – Brasil.

Rosana Pereira Lopes, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Londrina – Paraná – Brasil.

Rogerio da Costa, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Educação Básica e do Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq – Currículo, Gênero e Docência. Londrina – Paraná – Brasil.

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Publicado

2017-06-30

Número

Sección

Artigos