<strong>OPORTUNIDADES E POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO DE INTERFACES DA WEB 2.0 NO CURRÍCULO DA ESCOLA EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIAS DE MÍDIA</strong>

Autores/as

  • Simão Pedro P Marinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
  • Lorena Tárcia Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH
  • Cynthia Freita de Oliveira Enoque Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH
  • Rita Amélia Teixeira Vilela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Palabras clave:

educação, internet, web 2.0, tecnologias digitais, convergência de mídias

Resumen

A multisensorialidade e a bidirecionalidade comunicacionais experimentadas na atualidade permanecem fora dos limites da escola. A despeito de os alunos conviverem e utilizarem suportes midiáticos nos quais imagem, movimento, cor, som e texto convergem em linguagens híbridas, bem como possibilitam o compartilhamento de informações de maneira heterárquica, a escola insiste na monotonia e monofonia do quadro de giz. Esses suportes conversacionais estão facilmente disponíveis na forma de blogs, podcats, audioblogs e editores de texto coletivo, que podem ser empregados em um contexto pedagógico para aperfeiçoar aprendizagens pela autoria e partilha. Esse artigo pretende-se um instrumento de reflexão e um convite para a inserção, na escola, desses recursos conversacionais, mais compatíveis com os alunos que hoje povoam as salas de aula e com as demandas da contemporaneidade, em um novo desafio para os professores.

Biografía del autor/a

Simão Pedro P Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Lorena Tárcia, Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH

Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH

Cynthia Freita de Oliveira Enoque, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH

Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH Faculdade Inap cfoe@uai.com.br

Rita Amélia Teixeira Vilela, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Número

Sección

Artigos