EL PROCESO DE AUTORIZACIÓN ACADÉMICA APOYADO POR TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN DIGITALES EN EL DESARROLLO DEL CURRÍCULO WEB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1771-1790

Palabras clave:

Autoría Académica, Escritura científica, Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC), Web Currículo, Currículo

Resumen

En este artículo buscamos promover la reflexión sobre las contribuciones de las tecnologías digitales de información y comunicación en el proceso de constituir autoría académica, identificando desafíos en el proceso de escritura de estudiantes de pregrado en la forma de contribuir al desarrollo de los web currículo. Esta investigación, utilizando un método cuantitativo, se compuso de una muestra de 117 estudiantes de pregrado. Los resultados muestran que las tecnologías digitales de información y comunicación que pueden apoyar el proceso de autoría académica son aquellas que valoran la colaboración y la coordinación, permiten el uso de la realidad aumentada y los juegos para desarrollar habilidades de escritura. De esta forma, las contribuciones provenientes de la relación entre las tecnologías digitales de información y comunicación y la autoría académica pueden potenciar los web currículo.

Biografía del autor/a

Priscila Costa Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo No Programa de Educação:Currículo. Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. No contexto acadêmico, desenvolveu trabalhos sobre Educação a Distância, Formação de Professores e Professores-tutores para Educação a Distância, Tecnologias da Comunicação e Informação e Educação; e Análise de Redes Sociais na Educação. Possui experiência em Educação, com ênfase em Educação a Distância, como Coordenadora, Supervisora, Professora-tutora, desenvolvimento de atividades de planejamento e execução de cursos presenciais e a distância, revisão pedagógica de conteúdos e Designer Instrucional, em Instituições como: Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), Coordenadoria de Capacitação (Procap/UnB), Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB), Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI/UnB) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Claudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos cursos de graduação e pós-graduação. Leciona as disciplinas de Fundamentos de Programação nos cursos de Engenharia e Práticas de Ensino para os cursos de Licenciatura. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É especialista em design instrucional pelo Senac e realizou MBA em Administração de Negócios na Unifei.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, PUCPR

Doutora em Educação na PUCPR (2018), mestre em Educação na PUCPR (2008). Pós Graduação em Web Design pela PUCPR (2002) e Design Instrucional (2012) e graduação em Desenho Industrial P.V. pela PUCPR (2001). Atua como docente na PUCPR e na FAE nos cursos de graduação na área de Design, Publicidade e Pedagogia. Possui pesquisa publicada aliando tecnologia, design e educação. 

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Publicado

2020-12-16

Número

Sección

Artigos