Diversidad socio-cultural y currículo en las Amazonias

desafíos para abordar la monocultura de las mentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p238-261

Palabras clave:

currículos, diversidad sociocultural, Amazonias, formación de profesores

Resumen

El artículo discute la diversidad sociocultural en múltiples Amazonas y sus interrelaciones con el currículo y la formación docente, en su pluralidad socioambiental. Se trata de una investigación bibliográfica cualitativa vinculada al Centro de Estudios en Currículos y Procesos de Formación de Docentes de las Amazonías (Nucfor), y al Programa Nacional de Cooperación Académica de la Amazonía (Procad/Amazônia). Se discute la importancia de la diversidad como un derecho de todos los pueblos y comprende la Amazonía en sus múltiples formas de estar en el mundo, con el fin de resistir la estandarización de la Base Curricular Nacional Común (BNCC) y la Base Nacional de Formación Docente (BNC-Formação). Concluimos que es necesaria una disputa para asegurar que la diversidad y los conocimientos tradicionales sean reconocidos como conocimientos válidos en contraposición al monocultivo de conocimientos.

Biografía del autor/a

Leila Maria Camargo, Universidade Estadual de Roraima- UERR

Professora da Universidade Estadual de Roraima-UERR e da Rede Pública do Ensino do Estado. Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Pós doutora junto à UFPA/ PROCAD/AMAZÔNIA (2019-2020).

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará-UFPA

Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1999) e doutorado em
Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É professor
do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa
de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da
Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em
Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ), Integra a Coordenação do Fórum Paraense
de Educação do Campo e Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação
Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense. É membro da
Rede Universitas e pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia
(PROCAD/Amazônia), o qual integra as instituições UNIFAP, Universidade Federal
do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Roraima (UERR). Participa do Núcleo de Estudos
em Currículos e Processos Formativos de Educadores e Educadoras nas Amazônias, é
membro da Rede de Estudos em Educação Superior Universitas, da Associação Nacional de
Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em Educação (ANPEd)

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade Estadual do Amapá-UEAP

Doutora em educação, pela universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação
Ambiental. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá, curso de
licenciatura em Pedagogia onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária,
como líder do grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE) e
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Amapá (UNIFAP). Além disso, orienta iniciação cientifica e mestrado, com estudos voltados
as questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá

Arthane Menezes Figueiredo, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Desenvolvimento
Regional, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Pedagoga pela
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É Professora Adjunta III/DE da Universidade Federal
do Amapá, atuando no curso de Pedagogia, na Especialização em Políticas Educacionais e
no Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFAP, neste atua como docente permanente
do Mestrado em Educação. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo,
Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE) vinculado ao CNPq, é pesquisadora do Programa
Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia), o qual integra as instituições
UNIFAP, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Roraima
(UERR). Participa do Núcleo de Estudos em Currículos e Processos Formativos de Educadores
e Educadoras nas Amazônias, é membro da Rede de Estudos em Educação Superior Universitas,
da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É coordenadora do Curso de
Pedagogia da UNIFAP/Campus Marco Zero.

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Publicado

2022-03-30

Número

Sección

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS