<strong>ENSINAR COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RETRATOS DA DOCÊNCIA</strong>

Autores/as

  • Jéssica SCHILLER Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrea Brandão LAPA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen CERNY Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

formação de professores - educação a distância - docência na EaD - professor coletivo.

Resumen

O estudo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa realizada com professores e tutores de cursos de licenciatura a distância com o objetivo de identificar as representações e formas de compreensão sobre o papel docente na modalidade EaD. A análise ancora-se no conceito de professor coletivo, procurando evidenciar como este conceito materializa-se na prática pedagógica dos docentes e tutores envolvidos nos projetos de formação de professores de EaD. Neste artigo trazemos um recorte da pesquisa e procuramos compreender os discursos de um destes profissionais: os tutores. O objetivo é analisar a participação dos tutores no exercício da docência nos projetos de formação de professores em uma instituição pública de ensino. Os resultados iniciais apontam que o trabalho do tutor caracteriza-se uma heterogeneidade de funções na atuação destes profissionais na EaD. Em alguns cursos e/ou disciplinas aproxima-se do trabalho coletivo, realizado em equipe nas diferentes etapas do processo educativo, mas no contraponto foram encontrados tutores realizando atividades administrativas e burocráticas. A prática docente na modalidade a distância constituída por uma equipe de profissionais que atuam coletivamente não é a tônica, pois o trabalho em grupo acontece raramente e o planejam nto das atividades de ensino é organizado pelo professor sem a participação efetiva dos tutores

Biografía del autor/a

Jéssica SCHILLER, Universidade Federal de Santa Catarina

Jéssica Schiller é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), integrante do Núcleo de Formação do Laboratório de Novas Tecnologias do Centro de Ciências da Educação (LANTEC/CED) e pesquisadora do grupo de pesquisa COMUNIC

Andrea Brandão LAPA, Universidade Federal de Santa Catarina

Andrea Brandão Lapa é professora doutora do Centro de Ciências da Educação (CED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenadora do Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC/CED) e líder do grupo de pesquisa COMUNIC.

Roseli Zen CERNY, Universidade Federal de Santa Catarina

Roseli Zen Cerny é doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenadora Pedagógica do LANTEC – CED / UFSC e pesquisadora do grupo de pesquisa COMUNIC.