<strong>A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE EM CICLOS E AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO</strong>

Autores/as

  • Jefferson MAINARDES Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Uvaranas

Palabras clave:

Políticas curriculares – Escola em ciclos – Política educacional

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre as políticas curriculares no contexto da organização da escolaridade em ciclos. Tais reflexões foram formuladas a partir da análise de 2 teses e 15 dissertações sobre essa temática, defendidas no período de 2000 a 2009, bem como a partir de outras publicações. O referencial teórico baseia-se nas ideais de Stephen J. Ball, Gimeno Sacristán e Edwards et al. Com base no pressuposto de que o papel da escola é garantir a apropriação do conhecimento sistematizado por todos os alunos, ainda que em ritmos e tempos diferenciados, algumas alternativas são propostas para a definição de políticas curriculares no contexto dos ciclos.

Biografía del autor/a

Jefferson MAINARDES, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Uvaranas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Número

Sección

Temas sobre Educação e Currículo