<strong>O CURRÍCULO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: DISCUSSÃO RETROSPECTIVA</strong>

Autores/as

  • Marcos José CHIQUETTO Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Educação

Palabras clave:

Física no ensino médio – curriculo de Física – LDB – PCN - PNLEM

Resumen

Inicialmente, é feita uma retrospectiva, mostrando que o currículo de Física do ensino médio no Brasil lançou suas raízes há quase um século. São discutidas algumas das principais críticas a esse tipo de ensino. Destaca-se que houve tentativas patrocinadas pelo estado para alterar o ensino de Física no Brasil nas décadas de 60 e 70, mas que não foram bem sucedidas. Discutem-se críticas feitas à escola com base nos movimentos de reconhecimento das alteridades, e que nos ajudam a perceber o grau de inadequação desse currículo. Finalmente, são vistos alguns pontos da proposta atualmente vigente por parte do estado, explicitada na LDB e nos PCNs. Apontam-se aspectos positivos dessas propostas, embora colocando-se em dúvida a viabilidade de sua aplicação apenas a partir da iniciativa dos professores. Sugere-se que o poder público vá além de simplesmente formular diretrizes e tente implementar projetos-piloto

Biografía del autor/a

Marcos José CHIQUETTO, Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Educação

Mestre em Educação Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Número

Sección

Temas sobre Educação e Currículo