<strong>SIGNIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA E HETERONORMATIVIDADE NO CONTEXTO DA PRÁTICA CURRICULAR</strong>
Palabras clave:
homofobia - contexto da prática – heteronormatividade - violência escolarteoria do discurso.Resumen
Discutem-se, neste artigo, os movimentos de significação da violência identificados em estudo de caso realizado em uma escola pública da rede de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro. Aborda-se, mais especificamente, a naturalização dos atos de discriminação decorrentes da heteronormatividade prevalente no espaço investigado, que levava à exclusão de tais situações na nomeação da violência, pela maior parte dos seus sujeitos. Em diálogo com Marília Sposito, nos seus estudos sobre a violência na educação, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, para pensar identidade e significação discursiva, e Judith Butler, para duvidar dos sentidos de gênero e de sexo afirmados nos enunciados em análise, conclui-se que a restrição semântica percebida na significação da violência, ao não incorporar tais discriminações, implicava e estava implicada na conservação dos padrões de heteronormatividade que restringem os modos aceitáveis do feminino e do masculino na nossa sociedade.Métricas
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LEITE, M. S. (2011). <strong>SIGNIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA E HETERONORMATIVIDADE NO CONTEXTO DA PRÁTICA CURRICULAR</strong>. Revista E-Curriculum, 7(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5647
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Sección
Temas sobre Educação e Currículo
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