El Acercamiento de los Docentes de Educación Física con los Medios y la Tecnología y sus Reflexiones en Relación a la Pandemia del Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61515

Palabras clave:

plan de estudios; educación física; educación en situación de emergencia; formación de docentes; educación sobre medios de comunicación.

Resumen

El período de distanciamiento social derivado de la pandemia de Covid-19 ha desencadenado deficiencias educativas ampliamente anunciadas debido a la falta de desarrollo orgánico de los medios y la tecnología en la educación. Este estudio tiene como objetivo relatar e identificar las formas en que el tema medios y tecnología fue abordado por un grupo de profesores de educación física de la ciudad de Natal, Rio Grande do Norte, además comprender cómo tales elementos impactaron durante el período de educación de emergencia. Se trata de un estudio de caso con abordaje cualitativo, utilizando métodos de análisis de contenido y temático para analizar plan de estudios de educación física y entrevistas con seis docentes. Los resultados apuntan para el acercamiento gradual de los docentes con esta temática, que puede profundizarse más a partir de indicadores vividos en la pandemia.

Biografía del autor/a

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado  Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e no Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF). É Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Realizou estágios pós-doutorais na University of Auckland, da Western Sydney University, Universidade Federal da Paraíba e na Universidad de Cádiz. Seus principais interesses de pesquisa concentram-se atualmente em tecnologias educacionais, narrativas midiáticas, mídia-educação, educação física escolar e pedagogias culturais, tópicos de investigação presentes nos diversos projetos de pesquisa  que tem coordenado e participado. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Everton Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor adjunto em Engenharia de Software e sistemas distribuídos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, onde atua no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação. É Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, e Docteur en Sciences et Technologies de l’Information et de la Communication pela Université Bretagne Sud, França. Foi professor visitante na Universidade de São Paulo, Brasil, e na Télécom SudParis, França. Seus principais interesses de pesquisa concentram-se atualmente em arquitetura de software e sistemas distribuídos, especificamente middleware, Computação em Nuvem, Internet das Coisas, cidades inteligentes, reconfiguração dinâmica de software, linguagens de descrição arquitetural e sistemas de sistemas, tópicos de investigação dos diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento que tem coordenado e participado. É membro de sociedades científicas nacionais e internacionais na área de Computação, como a Sociedade Brasileira de Computação, a Association for Computer Machinery e a IEEE Computer Society.

Citas

André, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7441/4804. Acesso em: 15 mar. 2023.

Araújo, Allyson Carvalho; Barros, Joyce Mariana Alves; Souza Júnior, Antonio Fernandes de; Santos, Carlos Alexandre Andrade dos; Tinôco, Rafael de Gois; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de. Corpo e cultura de movimento: conceitos potentes na agenda de pesquisa de mídia e tecnologia na Educação Física. In: Melo, José Pereira de; Araújo, Allyson Carvalho (Orgs.). Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento: 18 anos de produção de conhecimento em Educação Física. Natal: EDUFRN, 2020. p. 175-188.

Araújo, Allyson Carvalho; Batista, Alison Pereira; Oliveira, Márcio Romeu Ribas (Orgs.). Vamos pensar as mídias na escola? Educação física, movimento, tecnologia. Natal: EDUFRN, 2016.

Araújo, Allyson Carvalho; Knijnik, Jorge; Ovens, Alan Patrick. How does physical education and health respond to the growing influence in media and digital technologies? An analysis of curriculum in Brazil, Australia and New Zealand. Journal of Curriculum Studies, v. 53, p. 563-577, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1305355. Acesso em: 15 mar. 2023.

Araújo, Allyson Carvalho; Oliveira, Márcio Romeu Ribas; Souza Júnior, Antônio Fernandes. Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação & Educação, v. 24, n. 1, p. 141-153, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190. Acesso em: 15 mar. 2023.

Araújo, Allyson Carvalho; Carvalho, Maria Eulina Pessoa; Ovens, Alan Patrick; Knijnik, Jorge. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. 1-10, 2021a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/YfhtDWwDktL7PJYwVYqNz3n/. Acesso em: 15 mar. 2023.

Araújo, Allyson Carvalho; Silva, Jeane Felix; Ovens, Alan Patrick; Knijnik, Jorge. Mídia e tecnologia no currículo de Educação Física: um estudo exploratório em diálogo internacional. Currículo Sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1768-1785, 2021b. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/araujo-silva-ovens-knijnik.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Bianchi, Paula; Pires, Giovani de Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na Unipampa. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1025-1036, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/53778. Acesso em: 26 mar. 2023.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física e dá outras providências. Resolução CNE n.º 06, de 18 de dezembro de 2018. 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104241-rces006-18/file. Acesso em: 26 mar. 2023.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 mar. 2023.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil – Educação Básica. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 26 mar. 2023.

Braun, Virgínia; Clarke, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://psychology.ukzn.ac.za/?mdocs-file=1176. Acesso em: 26 mar. 2023.

Buckingham, David. Making media: practical production in media education. London: English & Media Center, 1995.

Chaves, Paula Nunes; Barros, Joyce Mariana Alves; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Costa, Ana Luiza Silva; Araújo, Allyson Carvalho de. Construindo diálogos entre a Mídia-Educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, v. 27, p. 150-163, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p150. Acesso em: 26 mar. 2023.

Duffy, Andrew; Tandoc, Edson; Ling, Rich. Too good to be true, too good not to share: the social utility of fake news. Information, Communication & Society, v. 23, p. 1965-1979, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342231083_Information_Communication_Society_Too_good_to_be_true_too_good_not_to_share_the_social_utility_of_fake_news. Acesso em: 26 mar. 2023.

Eleá, Ilana (Org.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Sweden: Nordicom, 2014.

Fantin, Mônica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

Ferreira Júnior, José Ribamar; Oliveira, Márcio Romeu Ribas. Educação Física escolar e tecnologias digitais de informação e comunicação na Base Nacional Curricular Comum: como é que conecta!!? Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 150-167, 2016. Disponível em: 10.5007/2175-8042.2016v28n48p150. Acesso em: 15 jun. 2023.

Freire, Elisabete dos Santos; Conceição, Willian Lazaretti da; Araújo, Allyson Carvalho de; Silva, Cibele Câmara da; Tinôco, Rafael de Gois; Silva, Antonio Jansen Fernandes da; Venâncio, Luciana; Sanches Neto, Luiz. Narrativas de experiências de saberes e uso de tecnologias na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 7, n. 22, p. 950-965. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9288. Acesso em: 15 jun. 2023.

Gross, Jenny. Como a Finlândia está ensinando uma geração a detectar desinformação. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 jan. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/01/como-a-finlandia-esta-ensinando-uma-geracao-a-detectar-desinformacao.shtml. Acesso em: 26 mar. 2023.

Heinsfeld, Bruna Damiana; Pischetola, Magda. Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 1349-1371, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10301. Acesso em: 15 jun. 2023.

Hodges, Charles; Moore, Stephanie;Lockee, Barb; Trust, Torrey; Bond, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 15 jun. 2023.

Leite, Leilane Shamara Guedes Pereira; Costa, Alan Queiroz; Oliveira, Marcio Romeu Ribas; Araújo, Allyson Carvalho. O ensino remoto de Educação Física em narrativa: entre rupturas e aprendizados na experiência com a tecnologia. Movimento, v. 28, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122440. Acesso em: 15 jun. 2023.

Miranda, Lyana Thédiga. Mídias, reflexão e ação. Um panorama das atividades mídia-educativas em contextos formais e informais de educação brasileira. In: Eleá, Ilana (Org.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Sweden: Nordicom, 2014. p. 71-78.

Natal. Secretaria Municipal de Educação. Referenciais curriculares para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental: Educação Física. Natal: Secretaria Municipal de Educação, 2008.

Natal. Secretaria Municipal de Educação. Referenciais curriculares para os anos finais e iniciais do Ensino Fundamental: Educação Física. Natal: Secretaria Municipal de Educação, 2020.

Oliveira, Nathália Dória; Araújo, Allyson Carvalho. As linguagens na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: diálogos com a Educação Física. Revista Educação em Questão, v. 60, n. 63, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28991. Acesso em: 15 jun. 2023.

Oliveira, Nathalia Dória; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Souza Júnior, Antonio Fernandes; Silva, Rayanne Medeiros; Araújo, Allyson Carvalho. Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e004421. Acesso em: 15 jun. 2023.

Pires, Giovani de Lorenzi; Lisboa, Mariana Mendonça; Antunes, Scheila; Mezzaroba, Cristiano; Mendes, Diego S.; Silva, Karla Mathoso da; Azevedo, Victor Abreu. A pesquisa em Educação Física e mídia: pioneirismo, contribuições, e críticas ao grupo de Santa Maria. Movimento, v. 14, n. 3, p. 33-52, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2543. Acesso em: 15 jun. 2023.

Rodrigues, Wanessa Cristina Maranhão de Freitas. Formação continuada em educação física: um estudo sobre a proposta do município do Natal/RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

Saldaña, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. 3. ed. London: Sage Publications, 2016.

Sena, Dianne Cristina Souza; Rodrigues, Wanessa Cristina Maranhão de Freitas; Morais Sobrinho, Jonas; Dantas, Matheus Jancy Bezerra; Silva, Chirstyan Guillianno de Lara Souza. A BNCC em discussão na formação continuada de professores de Educação Física: um relato de experiência – Natal/RN. Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 227-241, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n49p227. Acesso em: 15 jun. 2023.

Sena, Dianne Cristina Souza. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino da Educação Física escolar. Hipertextus Revista Digital, v. 6, p. 12, 2011. Disponível em: http://arquivohipertextus.epizy.com/volume6/Hipertextus-Volume6-Dianne-Cristina-Souza-de-Sena.pdf?i=1. Acesso em: 15 jun. 2023.

Silva, Antônio Jansen Fernandes; Silva, Cybele Câmara da; Tinôco, Rafael de Gois; Araújo, Allyson Carvalho de; Venâncio, Luciana; Sanches Neto, Luiz; Freire, Elisabete dos Santos; Conceição, Willian Lazaretti da. Dilemmas, challenges and strategies of Physical Education teachers-researchers to combat Covid-19 (SARS-CoV-2) in Brazil. Frontiers in Education, v. 6, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2021.583952/full. Acesso em: 15 jun. 2023.

Sousa, Dandara Queiroga Oliveira; Tinôco, Rafael de Gois; Barros, Joyce Mariana Alves; Batista, Alison Pereira; Araújo, Allyson Carvalho. Apontando possibilidades pedagógicas na Educação Física a partir da mídia-educação. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, p. 26-40, 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2065. Acesso em: 15 jun. 2023.

Souza Júnior, Antônio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

Souza Júnior, Antônio Fernandes; Oliveira, Márcio Romeu Ribas; Araújo, Allyson Carvalho. El debate de la tecnología digital en la formación continua del profesorado de Educación Física: usos y conceptos para la enseñanza y el aprendizaje. Retos, v. 46, p. 694-704, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47197/retos.v46.94484. Acesso em: 15 jun. 2023.

Suyo-Vega, Josefina Amanda; Meneses-La-Riva, Monica Elisa; Fernández-Bedoya, Víctor Hugo; Alarcón-Martínez, Maricela; Ocupa-Cabrera, Hitler Giovanni; Alvarado-Suyo, Sofía Almendra; Polonia, Ana da Costa; Miotto, Angélica Inês. Educational policies in response to the pandemic caused by the Covid-19 virus in Latin America: an integrative documentary review. Front. Educ. 7: 918220, 2022. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2022.918220/full. Acesso em: 15 jun. 2023.

Tinoco, Rafael de Góis; Batista, Alison Pereira; Araújo, Allyson Carvalho. Educação física escolar & cinema: experimentando novas formas de ensinar esporte no ensino médio. In: Claudemir, Edson Viana; Raíja, Maria Vanderlei Almeida (Orgs.). O protagonismo infantojuvenil nos processos educomunicativos. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, 2021. p. 444-458.

Van Lancker, Will; Parolin, Zachary. Covid-19, school closures, and child poverty: a social crisis in the making. The Lancet: Public Health, v. 5, n. 5, p. e243-244, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30084-0. Acesso em: 15 jun. 2023.

Vinuto, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Tematicas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977. Acesso em: 15 jun. 2023.

Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”