<strong>O TRAJETO PERCORRIDO POR UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO: DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (GESTÃO 2007-2010) AO CHÃO DE UMA ESCOLA</strong>
Palabras clave:
proposta curricular - estado de São Paulo - prática escolar - projeto político pedagógicoResumen
O objeto da pesquisa finalizada em 2011, que deu origem a este artigo, foi a Reforma Curricular do Estado de São Paulo, implantada na gestão 2007-2010 da rede pública, no seu encontro com as práticas pedagógicas de uma unidade escolar. Na proposta curricular (2008), que se consolidou como currículo oficial no início de 2010, o discurso utilizado apoiou-se na garantia de uma base comum de conhecimentos e competências, conforme se observou por meio dos documentos oficiais da Secretaria de Educação. A escolha da unidade escolar deveu-se à sua história marcada pela construção e vivência coletiva do seu projeto políticopedagógico, que foi evidenciada por meio da voz de seus educadores e da leitura de documentos oficiais da escola. A escuta específica dos professores foi feita por meio de grupo focal. A pesquisa documental e bibliográfica foi realizada em dois anos; o acompanhamento do impacto da Reforma na unidade escolar escolhida, em um ano. Para a análise foram utilizados três conceitos-chaves: trabalho coletivo, projeto político-pedagógico e autonomia docente. As bases teóricas foram construídas a partir de CONTRERAS (2002), GIROUX (1997), FUSARI (1993) e PONCE (1997). Para esses autores, a participação dos sujeitos envolvidos na construção curricular é fundamental na edificação de uma escola de qualidade social. Os resultados da pesquisa, que são relatados nesse artigo, apontaram uma ruptura na história democrática da escola estudada, que com a Reforma teve seu trabalho coletivo dificultado, sua autonomia docente ferida e seu projeto político-pedagógico escanteado.Descargas
Publicado
2012-04-02
Número
Sección
Artigos
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