(IM) POSSIBILIDADES DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p621-649Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Superior, Currículo, Adaptações Curriculares.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as influências do Currículo sobre a previsão e planejamento de mecanismos práticos desenvolvidos em um Centro de Ensino. Esses mecanismos são utilizados para promover a inclusão dos estudantes, identificando as regulamentações do Projeto Político Pedagógico e da Matriz Curricular dos cursos. Com abordagem qualitativa e exploratória, os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas semiestruturadas respondidas por coordenadores e professores de cursos de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Os resultados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que as solidificações conceituais sobre Currículo influenciam nas adaptações curriculares, práticas e ações que promovam a aprendizagem e conclusão dos cursos de todos os estudantes com ou sem deficiência. Conclui-se que as propostas de adaptações revelam o desafio de se pensar diferentes práticas de ensino que promovam condições igualitárias de aprendizagem.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o Currículo. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. MEC.Brasília: DF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares: estratégias para a educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. MEC/SEESP. Brasília, 1998.
BRASIL. Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 nov. 2003. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior. SECADI/SESU, 2013a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17433&Itemid=817 >. Acesso em: 12 jan. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, MEC. Brasília: DF, 2013b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: 15 out. 2016.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 2015. Institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 8 jul. 2015.
Mariane Carloto da SILVA, Silvia Maria de Oliveira PAVÃO. (Im) possibilidades das adaptações curriculares na educação superior.
BRASIL. A consolidação da Inclusão Escolar no Brasil. MEC/SECADI/DPEE: Brasília, 2016
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
FLORIANI, Fátima Heraki; FERNANDES, Sueli de Fátima. Flexibilização e Adaptação Curricular: desafios dos sistemas de ensino para equilibrar o comum e o individual em contextos inclusivos? Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1527-8.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Os sete saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. O conceito de flexibilidade curricular nas políticas públicas de inclusão educacional. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GLAT, Rosana; OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Adaptação Curricular. Educação Inclusiva no Brasil. Banco Mundial, 2003, Cnotinfor: Portugal. Disponível em:
<http://cnotinfor.imagina.pt/inclusiva/pdf/Adaptacao_curricular_pt.pdf>. Acesso em: 26 set.2015.
LEITE, Lúcia Pereira. Práticas educativas: adaptações curriculares. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho (Org.). Práticas em educação especial e inclusiva na área da Deficiência Mental. Bauru: MEC/SEE, 2008.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MENEZES, Adriana; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Estratégias de formação de professores para a inclusão escolar de alunos com autismo. In: GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise (Orgs.). Estratégias Educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. p. 127-142.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
OLIVEIRA, Eloiza de; MACHADO, Kátia da Silva. Adaptações Curriculares: caminho para uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009. p. 36 - 52.
RODRIGUES, Renata Vasconcellos; RODRIGUES, Suellen da Rocha; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Oficinas de Acessibilidade ao Currículo: pensando na inclusão da diversidade. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2010. p. 6916-6927.
SAVIANI, Nereide. Saber Escolar, Currículo e Didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 6. ed. rev. Campinas: Autores Associados,2010.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2005.
SILUK, Ana Cláudia Pavão; PAVÃO, Silvia Maria de Oliveira. Portifólios de materiais didáticos e pedagógicos para o Atendimento Educacional Especializado. Santa Maria: Ed.pE.com, 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.