Desenvolvimento reflexivo sobre currículo no processo de formação de professores

perspectivas em um Programa de Educação Tutorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65739

Palavras-chave:

escritas reflexivas, diário de formação, ensino de ciências, teorias de currículo, compreensões curriculares

Resumo

Este artigo contempla dados de uma pesquisa do tipo Estudo de Caso, com o objetivo de analisar as compreensões de currículo de futuros professores em um Programa de Educação Tutorial (PET) na área de Ciências da Natureza. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objeto de investigação a escrita em cinco Diários de Formação de bolsistas do Programa, e a interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, com foco na compreensão de currículo desenvolvida no processo formativo. As categorias que foram identificadas a priori, são: compreensão tradicional, compreensão crítica e compreensão pós-crítica de currículo. O desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores, por meio da escrita no diário, possibilitou evidenciar as potencialidades que o programa tem para a formação dos licenciandos e as possibilidades do contexto formativo.

Biografia do Autor

Giordane Miguel Schnorr, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo, Bolsista CAPES/DS. Licenciado em Química pela UFFS

Fabiane de Andrade Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, no curso de Química Licenciatura e no PPGEC

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Schnorr, G. M., & Leite, F. de A. (2025). Desenvolvimento reflexivo sobre currículo no processo de formação de professores: perspectivas em um Programa de Educação Tutorial. Revista E-Curriculum, 23, e65739. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65739

Edição

Seção

Artigos