A eadização do ensino superior privado e a precarização do trabalho docente
contradições do capital à luz do Decreto nº 12.456/2025
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e73249Palavras-chave:
Decreto nº 12.456/2025, ensino superior privado, EaD, trabalho docente, precarizaçãoResumo
Este artigo investiga a expansão do Ensino a Distância (EaD) na educação superior privada e a precarização do trabalho docente no Brasil. A partir de uma abordagem crítica da legislação educacional, baseada na teoria marxista e em dados quali-quantitativos sobre o crescimento do EaD, observa-se que a "eadização" funciona como mecanismo de intensificação da exploração docente. Examina transformações em contratação, remuneração, jornada e controle pedagógico, articuladas à análise do Decreto nº 12.456/2025, para identificar alterações e permanências na regulamentação da educação superior. Conclui-se que, embora o recém-publicado decreto promova avanços, tende a reforçar o modelo hegemônico aplicado no setor privado, marcado por lógicas de acumulação que comprometem a qualidade do ensino, reconfiguram o trabalho docente e precarizam os direitos laborais dos profissionais da educação.
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