Linguagem e educação: as barreiras da linguagem para a dialetização do pensamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440260048

Palavras-chave:

linguagem, educação, metodologia, pesquisa

Resumo

O artigo retoma alguns aspectos de escritos críticos: a pergunta sobre a linguagem e seu significado político e pedagógico como limite de acesso ao conhecimento. Para isso, parte da experiência docente pela qual constata na prática que o ponto de vista de classe define o modo de abordagem metodológica e os limites de apreensão da teoria e de interpretação da realidade. Parte, ainda, do pressuposto que a abordagem crítica subentende a ruptura com o pensamento metafísico e idealista para afirmar a importância de outra concepção de história e de política inferindo que tudo é imanente e histórico, assim como tudo é político na constituição da sociedade moderna. Além do mais, acentua a dimensão política da linguagem como instrumento de consolidação da hegemonia burguesa. Por fim, aborda a lógica formal e a dialética materialista e seus desdobramentos na educação. Explicitar as diferenças entre as lógicas formal e dialética permite elucidar as dificuldades de uma prática educacional no ensino superior.

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Parana

Graduada em Filosofia; Mestre em Educação; Doutora em História, Professora do Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Tuiutí do Paraná.

coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educacao da UTP.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Schlesener, A. H. (2024). Linguagem e educação: as barreiras da linguagem para a dialetização do pensamento. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440260048

Edição

Seção

Artigos