Dos conhecimentos gramaticais à sua mobilização no discurso: representações de professores sobre práticas de ensino da gramática em francês como língua estrangeira (FLE)

teachers' representations of grammar teaching practices in French as a foreign language (FFL)

Autores

  • Eliane Gouvêa Lousada USP
  • Emily Caroline da Silva USP
  • Naiara Alves Duarte USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170106

Palavras-chave:

gramática, Francês Língua Estrangeira, formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das representações construídas pelos professores sobre o ensino da gramática em transcrições de filmagens de reuniões de formação para o trabalho de ensinar. No ensino de FLE, a forma como se dá a aprendizagem da língua é influenciada pela mediação dos professores, na forma como concebem e transpõem os fatos linguísticos para a sala de aula e na relação que estabelecem entre os conhecimentos gramaticais e discursivos. Abordaremos essa questão através de dados empíricos, extraídos de um dispositivo de formação cujas sessões foram filmadas, envolvendo aproximadamente quinze professores. O dispositivo formativo adotou como base teórico-metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999; Dolz, 2016), a Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação (Amigues, 2002; Faïta, 2004) e a Clínica da Atividade (Clot, 1999), bem como orientações da Didática das Línguas. Foram analisados excertos de discussões a partir de situações-problemas levando em conta a distribuição das atividades gramaticais ao longo das aulas. Os resultados mostram que professores mais experientes veem uma relação de interdependência entre a compreensão de elementos gramaticais e a mobilização desses elementos em práticas discursivas.

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Publicado

2025-03-29

Como Citar

Lousada, E. G., Silva, E. C. da, & Duarte, N. A. (2025). Dos conhecimentos gramaticais à sua mobilização no discurso: representações de professores sobre práticas de ensino da gramática em francês como língua estrangeira (FLE): teachers’ representations of grammar teaching practices in French as a foreign language (FFL). DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 41(1). https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170106