Um dispositivo de intervenção com professores de Centros de Estudos de Línguas (CEL): o trabalho de ensino do francês em debate

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440257285

Palabras clave:

intervenção, formação de professores, trabalho de ensino, linguística aplicada, autoconfrontação cruzada

Resumen

Este artigo objetiva descrever o dispositivo de intervenção formativa baseado na análise das práticas realizado com um grupo de professores de francês de Centros de Estudos de Línguas (CEL) da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (Silva, 2023) e apontar, através de uma análise linguístico-discursiva (Bulea & Bronckart, 2012), de que maneira a intervenção pode proporcionar uma dinâmica de interpretação da atividade (Bronckart, 2008b). A pesquisa qualitativa realizada a partir dessa intervenção se fundamenta no paradigma interacionista social (Vygotski, 1934/1997), nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2017) e na Clínica da Atividade (Clot, 1999). O corpus analisado se constitui das transcrições de entrevistas em aloconfrontação (Mollo & Falzon, 2004; Leblanc, 2014) e autoconfrontação cruzada (Clot & Faïta, 2000). As análises discutidas neste trabalho demonstram de que maneira o conflito do métier de professor de francês como língua estrangeira se configura discursivamente e corrobora a ideia de que o debate interpretativo sobre o trabalho pode possibilitar a transformação das significações das experiências vividas.

Biografía del autor/a

Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras Modernas - Área de Francês

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Publicado

2024-12-21

Cómo citar

da Silva, E. C., & Gouvêa Lousada, E. (2024). Um dispositivo de intervenção com professores de Centros de Estudos de Línguas (CEL): o trabalho de ensino do francês em debate. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440257285