Desempenho fonético-fonológico e semântico-lexical em Libras de crianças e adolescentes surdos em contexto de privação linguística
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i4e68564Palavras-chave:
Atraso da Linguagem, Vocabulário, Fonética, SurdezResumo
Introdução: Sabendo-se que o desenvolvimento das línguas de sinais segue um percurso semelhante ao das línguas orais, avaliações da linguagem como prática fonoaudiológica podem identificar atrasos em situações de privação linguística. Objetivo: Avaliar o desempenho fonético-fonológico e do vocabulário expressivo em crianças e adolescentes surdos com diferentes perfis de contato com Libras. Método: Trata-se de um estudo transversal com 12 participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de filmagem da aplicação de dois instrumentos: o Teste de Linguagem Infantil ABFW – Vocabulário e a triagem fonético-fonológica do Lisco (Língua de Sinais e Cognição). As respostas foram analisadas segundo proposta dos autores e foram submetidas a tratamento estatístico. Resultados: Na prova de vocabulário expressivo, todos os participantes mostraram desempenho abaixo do esperado. As categorias que obtiveram melhores desempenhos foram “animais” e “formas e cores”. Os processos de substituição utilizados com maior frequência foram “substituição e/ou complementação de semiótica verbal por não verbal correta” e “complementação de semiótica verbal por gesto indicativo”. Na triagem fonético-fonológica houve maior ocorrência de falhas em crianças do que em adolescentes. A análise associativa da triagem fonético-fonológica sob as variáveis empregadas não demonstrou diferença significativa no desempenho das respostas. Por outro lado, na avaliação do vocabulário expressivo houve diferença na análise associativa sob as variáveis tempo de contato com a Libras, uso da Libras pela família e uso da Libras na escola. Conclusão: Todos os participantes do estudo apresentaram desempenho abaixo do esperado, sugerindo que a privação linguística ao qual estão submetidos pode ter influenciado os resultados obtidos.
Downloads
Metrics
Referências
Barbosa FV. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educ Real [Internet]. 2016 Jul; 41(3): 731–54. Available from: https://doi.org/10.1590/2175-623661121
Moura MCD, Begrow DDV, Chaves ADD, Azoni CAS. Fonoaudiologia, língua de sinais e bilinguismo para surdos. CoDAS [Internet]. 2021 [citado 10 de novembro de 2023]; 33(1): e 20200248. Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020248
Barbosa FV, Ferreira CM de P. Fonoaudiologia em língua de sinais: distúrbios de linguagem expressos na Libras e a saúde do Surdo. In: Azoni CAS, Lira JO de, Lamônica DAC, Oliveira e Britto DB de. (Org.) Tratado de Linguagem: Perspectivas Contemporâneas.1 ed. Ribeirão Preto: BookToy, 2023, v. 1, p. 403-13.
Ferreira CM de P, Starosky P, Melo PN de, Barros MPG de, Fernandes FS. Avaliação em Língua Brasileira de Sinais no contexto da Fonoaudiologia bilíngue em uma clínica escola: estudo de caso. Research, Society and Development [Internet].7 de dezembro de 2022 [citado 10 de novembro de 2023]; 11(16): e 267111637700 – e 267111637700. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i16.37700
Brasil, Lei nº14191, de 3 de agosto de 2021. Dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 04 agosto. 2021.[citado 06 de novembro de 2023]; Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm
Quadros RM de, Lillo-Martin D. Língua de Herança e privação da língua de sinais. Revista Espaço [Internet]. 30 de junho de 2021 [citado 15 de novembro de 2023]; 213–22. Available from: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1648
Cheng, Q., Silvano, E., & Bedny, M. Sensitive periods in cortical specialization for language: insights from studies with Deaf and blind individuals. Current opinion in behavioral sciences, 36, 2020, pages 169–76. https://doi.org/10.1016/j.cobeha.2020.10.011
Vianna NG, Andrade M da GG, Lemos FCS, Rodriguez-Martín D. A surdez na política de saúde brasileira: uma análise genealógica. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2022Apr; 27(4): 1567–80. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232022274.09142021
Quadros RM de, Pizzio AL. Brazilian Sign Language acquisition as a first language. In: Quadros RM de, editora. Brazilian Sign Language Studies. Lancaster, UK: Walter de Gruyter GmbH & Co KG; 2020. p. 227-53.
Zancanaro Junior LA. Produções em Libras como segunda língua por ouvintes não fluentes e fluentes: um olhar atento para os parâmetros fonológicos. [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
Mayberry, R. I.; Lock, E. Age constraints on first versus second language acquisition: Evidence for linguistic plasticity and epigenesis. Brain and Language, v.87, p. 369-83, 2003. Available from:https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0093934X03001378
Corina Goodwin, Diane Lillo-Martin, Deaf and Hearing American Sign Language–English Bilinguals: Typical Bilingual Language Development, The Journal of Deaf Studies and Deaf Education, Volume 28, Issue 4, October 2023, Pages 350–62, https://doi.org/10.1093/deafed/enad026
Pratas M, Correia I, Santos S. A consciência querológica na língua gestual portuguesa. Pro-Posições [Internet]. 2022; 33:e20210034PT. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0034PT
Silva N de SL, Cáceres-Assenço AM. Transtornos de linguagem em pessoas que se comunicam por língua de sinais: revisão integrativa. Distúrb Comun [Internet]. 14º de junho de 2023 [citado 26º de setembro de 2024]; 34(4): e57098. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/57098
Ferreira MIO, Dornelas SA, Teófilo MMM, Alves LM. Avaliação do vocabulário expressivo em crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais. Rev CEFAC [Internet]. fevereiro de 2012 [citado 7 de novembro de 2023];14: 09–17. https://www.scielo.br/j/rcefac/a/WCpf9WRDGpYqp3VNLsp3JjS/?lang=pt
Guimarães CF, Campello AR e S. Desempenho de Pré-Escolares Surdos do INES em Tarefa de Nomeação em Libras. Revista Espaço [Internet]. 30 de junho de 2017 [citado 7 de novembro de 2023]; 209–24. Available from: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1227
Marshall CR, Rowley K, Mason K, Herman R, Morgan G. Lexical organization in deaf children who use British Sign Language: Evidence from a semantic fluency task. Journal of Child Language. 2013; 40(1): 193–220. DOI: 10.1017/S0305000912000116
Cruz CR. Consciência fonológica da língua de sinais: implicações na linguagem e na leitura. ReVEL, edição especial n. 15, 2018. [www.revel.inf.br]
Guimarães CF, Campello AR e S. “Trocas nos sinais”: caracterização de processos fonológicos ocorridos durante a aquisição de Libras por pré-escolares surdos. Audiol, Commun Res [Internet]. 8 de novembro de 2018 [citado 16 de novembro de 2023]; 23:e 1922. Available from: https://www.scielo.br/j/acr/a/3MXQpk5ykVJnX7qkV5dVgPp/
Barbosa F, Neves S. Língua de Sinais e Cognição (Lisco): estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. São Paulo: Pró-Fono, 2017. 162p.
Andrade C. ABFW: teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. 2a ed. São Paulo: Pró-Fono, 2004. 108p.
Sousa A, Lohn J, Quadros R, Dias L, Neves, N, Gusmão, G. Quadro de referência da Libras como L2. Dossiê | Forum lingüístico, Florianópolis, v.17, n.4, p.5488-504, out./dez. 2020. https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e77339
Guarinello AC, Claudio DP, Festa PSV, Paciornik R. Reflexões sobre as interações linguísticas entre familiares ouvintes - filhos surdos. Tuiuti: Ciência e Cultura, n. 46, p. 151-68, Curitiba, 2013. Disponível em: https://revistas.utp.br/index.php/h/issue/view/59
Emmorey K. Language, Cognition, and the Brain: Insights From Sign Language Research. Lawrence Erlbaum Associates Publishers, New Jersey: 2002. Cap. 6 pp. 205-26.
Ribeiro VL, Barbosa RLL, Martins SESO. Pais ouvintes e filhos surdos: o lugar das famílias em propostas educacionais bilíngues. Educação [Internet]. 15º de julho de 2019 [citado 29º de setembro de 2024]; 44: e55/ 1-27. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35150
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Starosky, Laila Evelyn Lyrio Araujo, Carolina Magalhães de Pinho Ferreira, Tatiana Bagetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.