O caso da memorização de tabuadas de multiplicação

Autores

  • Gabriel Loureiro Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
  • Maria Cristina S. de A. Maranhão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Resumo

Neste trabalho, inicialmente apresenta-se uma breve trajetória do ensino de multiplicação e de tabuadas no Brasil, destacando-se as diferentes maneiras postuladas pelas tendências educacionais de cada época para a abordagem destas temáticas. Em seguida, discute-se aquilo que efetivamente – em congruência ou não com os ideários educacionais do momento - se passou, no que diz respeito ao ensino de multiplicação e de tabuadas, a partir da década de 1970, nas salas de aula do Brasil e da França, país que durante muito tempo exerceu grande influência no cenário da educação brasileira. Posteriormente, faz-se uma reflexão, baseada nas considerações trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais dos primeiros anos do Ensino Fundamental, a respeito de questões fundamentais para o desenvolvimento do pensamento multiplicativo dos alunos deste nível educacional. Apresenta-se então alguns recursos aos quais os professores podem recorrer no intuito de auxiliar seus alunos a desenvolver o pensamento multiplicativo. Dentre outros, destacam-se as tabelas de multiplicação, as “máquinas” baseadas em leis de transformação e os jogos. Discute-se ainda alguns aspectos a serem levados em consideração pelos professores no momento em que estes optam por trabalhar determinado conteúdo por meio de jogos para que esta estratégia tenha, efetivamente, chances de trazer ganhos para o estudante. Finalmente, conclui-se o artigo por meio de uma discussão referente à memorização de tabuadas, na qual destaca-se que, embora este não deva ser o foco do processo de ensino e de aprendizagem, esta memorização teve e tem seu lugar e momento no currículo de Matemática dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Gabriel Loureiro Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Participa, na mesma instituição, do grupo de pesquisa "O Elementar e o Superior em Matemática" no projeto "Componentes do ensino e aprendizagem do Cálculo: saber, aluno e professor". Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. Atualmente é Professor Auxiliar de Ensino do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenador do Curso de Matemática-Licenciatura, da mesma instituição.

Maria Cristina S. de A. Maranhão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Foi professora da rede estadual de São Paulo e da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André. É professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi uma das lideres do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA) da PUC-SP, realizando investigações na linha de pesquisa Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores. Coordenou o grupo de pesquisa: Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (GT 2 e GT3), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). É responsável pela área de Matemática na Educação Infantil e Ensino Fundamental da Associação Interamericana Escola Experimental Vera Cruz, onde organiza e escreve com profissionais da escola, livros, materiais didáticos e de orientação ao professor, publicados pela Editora Vera Cruz. Desta forma, tem experiência na área de Educação Matemática, atuando na Escola Básica e na Universidade. Atualmente, participando do Grupo de Pesquisa Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente, as pesquisas têm abarcado aspectos sociais, didáticos e cognitivos na formação do conhecimento de estudantes da Educação Básica, de cursos de Licenciatura, ou de Pós Graduação e de professores em formação continuada, ou contínua. A abordagem investigativa de interesse tem sido qualitativa. Nela, além das pesquisas colaborativas e os estudos de caso de caráter etnográfico, dedica-se às de caráter documental, bibliográfico ou meta-analítico - de artigos, dissertações, ou teses-, bem como de materiais didáticos e de orientação ao professor

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

Lima, G. L., & Maranhão, M. C. S. de A. (2014). O caso da memorização de tabuadas de multiplicação. Ensino Da Matemática Em Debate, 1(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/19792

Edição

Seção

Artigos