v. 1 n. 1 (2014)

Editorial

 

Este é o número 1 do volume 1 da revista Ensino da Matemática em Debate, primeiro dos dois volumes de 2014. Uma nova  revista que trate da Educação Matemática no Brasil é sempre oportuna e bem vinda, pois cada vez mais há necessidade de se divulgar reflexões efetivadas a partir de resultados de pesquisas e/ou da prática de professores comprometidos com a aprendizagem de Matemática, com a melhoria da educação brasileira e com o desenvolvimento de nosso país.  Esses fatos estão umbilicalmente interligados. O trabalho conjunto do professor e do pesquisador é a forma mais profícua de analisar as questões do ensino e da aprendizagem de Matemática. Essa revista tem como alvo ampliar os contatos entre futuros professores, professores e pesquisadores por meio de seus trabalhos específicos e igualmente importantes. Este número, o primeiro, é composto por três artigos, um relato, uma resenha comentada, e a divulgação de trabalhos de conclusão de curso dos alunos de licenciatura em matemática da PUC/SP do primeiro semestre de 2013.

O primeiro artigo, de Maranhão e Lima, apresenta uma breve trajetória do ensino de multiplicação e de tabuadas no Brasil, destacando as diferentes maneiras postuladas pelas tendências educacionais, de cada época, para a abordagem destas temáticas. Nele pode-se encontrar alguns recursos aos quais os professores podem recorrer no intuito de auxiliar seus alunos a desenvolver o pensamento multiplicativo. Dentre outros, destacam-se as tabelas de multiplicação, “máquinas” baseadas em leis de transformação e jogos. Como conclusão é feita uma discussão referente à memorização de tabuadas, na qual se destaca que, embora este não deva ser o foco do processo de ensino e de aprendizagem, esta memorização teve e tem seu lugar e momento no currículo de Matemática dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

O segundo artigo, de autoria de Ziccardi relata o processo de criação e legitimação do Curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Apresenta um breve histórico da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, considerando o contexto em que ela surgiu e se desenvolveu para, então, analisar-se o Curso de Matemática e o Departamento de Matemática da PUC-SP.

Pires, em seu artigo apresenta uma síntese das ideias debatidas em Seminário sobre Avaliação, promovido pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia  da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 24 de maio de 2014, em mesa-redonda compartilhada com o Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes.

Miguel, com seu texto, inicia uma seção em que são relatados fatos do Departamento com vistas a deixar um registro, aos futuros professores e alunos, assim como a muitos que de alguma forma se relacionaram com o Departamento de Matemática da PUC/SP. Ela elenca os professores que exerceram a função de Chefe do Departamento de Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em ordem cronológica e relata alguns fatos que podem interessar aos envolvidos. Os documentos de referência são basicamente as atas das Reuniões do Departamento.

Monteiro e Milan, mestrandas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP em seu trabalho apresentam uma breve reflexão sobre o conceito de Contrato Didático e suas implicações no trabalho do professor, tendo como parâmetro a produção de Brousseau e os escritos de Silva. Nesse trabalho é indicado um link que consta falas do Brousseau.

Completam o volume os resumos e palavras chave dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Licenciatura em Matemática, modalidade (EAD) defendidos no  ano de 2013. Esses resumos foram organizados para a revista por Ana Maria Velloso Nobre.

 

Os Editores

 

Publicado: 2014-06-26