Avaliação: algumas reflexões sob a perspectiva da Educação Matemática

Autores

  • Célia Maria Carolino Pires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Resumo

O presente texto é uma síntese das ideias apresentadas em Seminário sobre Avaliação, promovido pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia  da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 24 de maio de 2014, em mesa-redonda compartilhada com o Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes.

Metrics

PDF views
1,832
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026124
|

Biografia do Autor

Célia Maria Carolino Pires, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Concluiu Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atuou como docente em Matemática na Educação Básica e como diretora de escola e supervisora de ensino na rede pública do Estado de São Paulo. Desde 1980, atua no Ensino Superior. É Professora Titular do Departamento de Matemática e Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa sobre inovações curriculares na Educação Básica e formação de Professores de Matemática. É líder do grupo de pesquisa "Desenvolvimento curricular em Matemática e formação de professores". Participou como elaboradora e coordenadora da equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação do Brasil (2002). Recebeu o Prêmio Jabuti, de melhor livro didático da Câmara Brasileira do Livro (1994) e o Prêmio Capes de Teses da Área de Ensino de Ciências e Matemática, como orientadora de tese de doutorado (2006). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2001/2004) e Presidente da Federação Iberoamericana de Educação Matemática (2003/2004). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da PUC/SP (2005/2007). Organizou e coordenou cursos em Programas de Formação de Professores na rede pública de São Paulo. Em 2007/2008 coordenou o Programa de Orientações Curriculares da rede municipal de São Paulo. Foi Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP no 2o. semestre de 2009. Concebeu e coordenou o Programa de Formação de Formação de Professores em Educação Matemática Profemat, desenvolvido no Estado do Acre. Em 2009/2010 coordenou a elaboração do material da SMESP - Cadernos e Vídeos de apoio e Aprendizagem , relizado junto com a Fundação Padre Anchieta. É consultora do projeto Educação Matemática nos Anos iniciais - EMAI -, na rede pública estadual de São Paulo. É autora de livros didáticos e de formação docente. É membro de corpo editorial de periódicos da área de Ensino.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

Pires, C. M. C. (2014). Avaliação: algumas reflexões sob a perspectiva da Educação Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 1(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/19858

Edição

Seção

Artigos