Avaliação: algumas reflexões sob a perspectiva da Educação Matemática

Autores

  • Célia Maria Carolino Pires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Resumo

O presente texto é uma síntese das ideias apresentadas em Seminário sobre Avaliação, promovido pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia  da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 24 de maio de 2014, em mesa-redonda compartilhada com o Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Célia Maria Carolino Pires, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Concluiu Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atuou como docente em Matemática na Educação Básica e como diretora de escola e supervisora de ensino na rede pública do Estado de São Paulo. Desde 1980, atua no Ensino Superior. É Professora Titular do Departamento de Matemática e Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa sobre inovações curriculares na Educação Básica e formação de Professores de Matemática. É líder do grupo de pesquisa "Desenvolvimento curricular em Matemática e formação de professores". Participou como elaboradora e coordenadora da equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação do Brasil (2002). Recebeu o Prêmio Jabuti, de melhor livro didático da Câmara Brasileira do Livro (1994) e o Prêmio Capes de Teses da Área de Ensino de Ciências e Matemática, como orientadora de tese de doutorado (2006). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2001/2004) e Presidente da Federação Iberoamericana de Educação Matemática (2003/2004). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da PUC/SP (2005/2007). Organizou e coordenou cursos em Programas de Formação de Professores na rede pública de São Paulo. Em 2007/2008 coordenou o Programa de Orientações Curriculares da rede municipal de São Paulo. Foi Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP no 2o. semestre de 2009. Concebeu e coordenou o Programa de Formação de Formação de Professores em Educação Matemática Profemat, desenvolvido no Estado do Acre. Em 2009/2010 coordenou a elaboração do material da SMESP - Cadernos e Vídeos de apoio e Aprendizagem , relizado junto com a Fundação Padre Anchieta. É consultora do projeto Educação Matemática nos Anos iniciais - EMAI -, na rede pública estadual de São Paulo. É autora de livros didáticos e de formação docente. É membro de corpo editorial de periódicos da área de Ensino.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

Pires, C. M. C. (2014). Avaliação: algumas reflexões sob a perspectiva da Educação Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 1(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/19858

Edição

Seção

Artigos