NÚMEROS INTEIROS E SUAS OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO 6º ANO COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIA
INTEGERS NUMBERS AND THEIR OPERATIONS: A PROPOSAL FOR STUDENTS FROM 6TH GRADE WITH THE AID OF TECHNOLOGY

Celina A. A. P. Abar, Flávio Cabral de Souza

Resumo


Resumo

Este trabalho é resultado de pesquisa de mestrado e teve como objetivo verificar como os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que não tiveram contato formal com os números inteiros e suas operações, mobilizam seus conhecimentos prévios para resolver situações que envolvam esse objeto matemático. Na sequência de atividades proposta foram explorados recursos visuais com o auxílio de tecnologia, situações-problema e questões objetivas, procurando enfatizar o objeto matemático a partir de situações concretas que permitissem a abstração do aluno e generalização do conhecimento matemático. Os resultados obtidos revelaram informações que permitem refletir sobre como os números inteiros e suas operações podem ser abordados na prática docente.

Abstract

This paper is a result of master research and aimed to see how the students of the sixth grade of elementary school, who have not had formal contact with the integers numbers and their operations, mobilize your previous knowledge to resolve situations involving this mathematical object. In the proposed activities were explored visual features with the aid of technology, problem situations and objective issues looking emphasize the mathematical object from concrete situations to allow the abstraction and generalization of mathematical knowledge. The results obtained revealed information that allow to rethink about the integers numbers and how their operations can be addressed in teaching practice.

Keywords: Integers Numbers; Prior Knowledge and obstacles; Technology


Palavras-chave


Números inteiros; Conhecimentos prévios e obstáculos; Tecnologia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional