AS CONCEPÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO DE MATEMÁTICA PELO PIBID
THE CONCEPTIONS OF IMPLEMENTATION OF THE ROADMAPS OF MATHEMATICS ACTION BY THE PIBID

Fabiano dos Santos Souza, Fernanda Angelo Pereira, Rodrigo Albuquerque Tavares

Resumo


Resumo

Este artigo apresenta concepções da implementada Política Pública de Formação Inicial de Professores por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), sob a ótica do pensamento de Paulo Freire. Nesse quadro, o aspecto fundamental a assinalar reside na articulação promovida pelo Pibid entre a universidade e a escola, elegendo-a como um espaço privilegiado de formação do discente exercendo uma contribuição importante na formação continuada do professor da Educação Básica. Verificou-se, assim, no âmbito dessa política educacional a necessidade de propor uma metodologia de ensino de Matemática por meio da resolução de problemas a qual proporcionou aos alunos da Educação Básica uma aprendizagem significativa conforme aponta Ausubel. Na análise se evidencia, também, o fato de que a implementação desse programa institucional estabeleceu uma relação muito importante entre a UFF e a Escola Básica, tornando-se um subprojeto institucional importante e diferenciado na formação inicial do futuro professor de Matemática, pois o mesmo foi inserido na realidade e no contexto escolar, e pela contribuição que deram aos alunos da Educação Básica. Além disso, destacam-se as várias ações relativas à melhoria da formação inicial do licenciando em Matemática no que se concerne a sua prática docente, assim como a construção do seu habitus professoral.

Palavras-chave: Educação Matemática; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Pibid.

 

Abstract

This article presents a view from Paulo Freire’s perspective of the Teachers’ Initial Training public policy, implemented through the Initiation to the Teaching (Pibid) of Mathematics at Fluminense Federal University (UFF) in the Northwest Fluminense Institute of Higher Education (Infes). In this framework, the fundamental point to emphasize lies in the articulation promoted by Pibid between university and school, in which the school is viewed as a privileged space for the training of the student, due to its important contribution to the continuing education of Elementary Education Teacher. Thus, there is the need, within the realm of such educational policy, to propose a methodology to the teaching of mathematics using a problem-solving approach, which, according to Ausubel, has significantly improved Elementary Education Students’ learning. The implementation of this institutional program has established a significant correlation between UFF and the Elementary school, which has become a vital and differentiated institutional subproject in the initial training of future Mathematics teachers, as teachers were inserted within the reality and context of the school and offered their contribution to Elementary school education. Moreover, Silva’s perspective highlights the various actions leading to improvement in the training of the graduating Mathematics teachers through problem-solving, as well as the formation of their teaching habitus."

Keywords: Mathematics Education; Teacher Training; Teaching and Learning of Mathematics; The professorial Habitus. Pibid.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional