REFLEXÕES SOBRE O FAZER MODELAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA<br> REFLECTIONS ON DOING MODELING IN THE CONTEXT OF BASIC EDUCATION
Resumo
Resumo: Esse artigo propõe reflexões a respeito da Modelagem Matemática enquanto prática no âmbito da Educação Matemática em nível do Ensino Fundamental. A partir de relatos de experiências vividas nesse contexto, procuramos problematizar o fazer Modelagem Matemática enfatizando a participação ativa das tecnologias (mídias) nos processos de aprendizagem. Acrescentamos que a presença da Modelagem Matemática enquanto prática nesse nível de ensino, tanto oferece possibilidades às demandas que se apresentam à Educação Matemática na sociedade altamente tecnológica em que vivemos, como impõe desafios e superações aos educadores matemáticos que a assumem, uma vez que configura um movimento a partir de uma zona de conforto em direção a uma zona de risco.
Palavras-chaves: Modelagem Matemática, Seres-humanos-com-mídias, Internet, Paradigma do Exercício.
Abstract: This article proposes reflections about mathematical modelling while practice in the context of mathematics education at elementary school level. From reports of experiences in this context, we seek to discuss doing mathematical modeling with emphasis on the active participation of technologies (media) in the learning processes. We add that the presence of mathematical modelling while practice at this level of education, both offers possibilities to the demands presented to the mathematics education in highly technological society we live in, as it imposes challenges and overruns to mathematical educators that assume, once that configures a movement from a comfort zone in a risk zone.
Keywords: Mathematical Modelling, Human beings-with-media, Internet, Paradigm of exercise.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.