HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: UM DESENHO EM CONSTRUÇÃO
Palavras-chave:
Ensino, História da matematicaResumo
A obra aqui apresentada aborda a importância da História da Matemática como uma opção, um viés para uma abordagem que rompa com o tradicionalismo didático trabalhado nas escolas. Trata o milênio como época de desafios, e de empreender mecanismos que contribuam para a formação do aluno não apenas como um mero receptor de conhecimento, mas como um ser humano, que pensa, que age, que atua na construção do meio que o cerca.
Metrics
Referências
SCHUBRING, G. Relações entre a História e o Ensino da Matemática. In: NOBRE, S. (Ed.) Anais do Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática e Seminário Nacional de História da Matemática, p. 157-163. Águas de São Pedro – São Paulo – Brasil, 1997.
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP,1990.
MENDES, I. A.. Construtivismo e História no Ensino da Matemática: uma aliança possível. In Fossa, J. A. (Ed.) Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: SBHMat, 2001, p. 228-234.
SANTOS JUNIOR, C. L.; SILVA, S. A. F. da; THIENGO, E. R. História da Matemática no processo educativo: um desenho em construção. In: AUDI, L. C. C. MOLAR, J. O.. REIS, M. J. E. (Orgs). Educação e Desenvolvimento: debates contemporâneos. Campinas: Pontes editora. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.