O USO DO ÁBACO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO DE DOCENTES

Autores

  • Sabrina Moreira de Souza

Palavras-chave:

Matemática, Material Sensorial, Cognição

Resumo

Este artigo apresenta possibilidades de trabalho com o Ábaco na mediação do ensino da
Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, e também contribuições do uso desse
material ao processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento psíquico dos
educandos. A problemática do estudo insere-se no âmbito da formação do professor, em nível
médio. A metodologia da investigação se assenta nos estudos da Psicologia Histórico Cultural e
na prática de oficina. Os referenciais teóricos nos fornecem respaldo para o entendimento, de
como se efetiva a aquisição dos conceitos científicos pelo educando, possibilitando estabelecer
assim, um paralelo entre a utilização de um material sensorial em sala de aula e a apropriação de
conceitos matemáticos pela criança. Dentre os resultados obtidos pode-se citar a compreensão
por parte das futuras professoras de conceitos teóricos tais como: Aritmética natural e cultural
da criança, compreensão do aspecto histórico do material sensorial, definição de valor
posicional dos números decimais, todos esses conceitos relevantes para a atuação das futuras
profissionais da Educação.

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

Souza, S. M. de. (2017). O USO DO ÁBACO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO DE DOCENTES. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(2), 1–10. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31635

Edição

Seção

Artigos