TEORIA DOS JOGOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Jogos de estratégia, Teoria dos Jogos, Teoria das Situações Didáticas, Ensino Médio, Sequência DidáticaResumo
Neste trabalho apresentamos uma atividade para o Ensino Médio que teve por base pressupostos
da Teoria dos Jogos, concebendo que tal teoria oferece instrumental para o desenvolvimento do
pensamento matemático por meio de um aprendizado ativo, e que incentive os alunos a se
tornarem protagonistas de seu próprio processo educacional. A pesquisa que resultou na
atividade teve como fonte material bibliográfico incluindo documentos oficiais. Utilizamos a
Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau (1996), como referencial metodológico para
elaborar e analisar a sequência didática, procurando pautar sua construção, na seleção de temas
atuais, de interesse público geral e próximo à realidade da vida cotidiana. A investigação
forneceu parâmetros do como, pela Teoria dos Jogos, conceber atividades didáticas adequadas
às necessidades educativas atuais, sobretudo no que diz respeito a tornar o ensino da
Matemática mais interessante e de modo a favorecer a participação dos estudantes,
desenvolvendo a imaginação, a investigação e o prazer em aprender.
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