TEORIA DOS JOGOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Frederico Augusto de Almeida Kasper

Palavras-chave:

Jogos de estratégia, Teoria dos Jogos, Teoria das Situações Didáticas, Ensino Médio, Sequência Didática

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma atividade para o Ensino Médio que teve por base pressupostos
da Teoria dos Jogos, concebendo que tal teoria oferece instrumental para o desenvolvimento do
pensamento matemático por meio de um aprendizado ativo, e que incentive os alunos a se
tornarem protagonistas de seu próprio processo educacional. A pesquisa que resultou na
atividade teve como fonte material bibliográfico incluindo documentos oficiais. Utilizamos a
Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau (1996), como referencial metodológico para
elaborar e analisar a sequência didática, procurando pautar sua construção, na seleção de temas
atuais, de interesse público geral e próximo à realidade da vida cotidiana. A investigação
forneceu parâmetros do como, pela Teoria dos Jogos, conceber atividades didáticas adequadas
às necessidades educativas atuais, sobretudo no que diz respeito a tornar o ensino da
Matemática mais interessante e de modo a favorecer a participação dos estudantes,
desenvolvendo a imaginação, a investigação e o prazer em aprender.

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

Kasper, F. A. de A. (2017). TEORIA DOS JOGOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(2), 48–73. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31640

Edição

Seção

Artigos