Tratamento da Informação nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Análise Curricular em face da Base Nacional Comum Curricular (2a versão da proposta preliminar)
Palavras-chave:
Educação Matemática, Currículos, Tratamento da Informação, Base Nacional Comum CurricularResumo
O domínio de conceitos básicos de Estatística e Probabilidade é de
fundamental importância na formação cidadã de crianças e adolescentes, tanto
que algumas propostas curriculares oficiais reúnem estes assuntos em um
bloco de conhecimento denominado Tratamento da Informação. Entretanto, o
mesmo destaque não é encontrado em diversos livros didáticos voltados ao
ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, mesmo sendo
estes, ainda que parcialmente, indutores de currículos em algumas instituições
de ensino. Neste sentido, o presente estudo, com base nos paradigmas
estabelecidos por Lopes (1998), na dissertação A Probabilidade e a Estatística
no Ensino Fundamental: Uma Análise Curricular, objetiva analisar a segunda
versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2016), cotejando-a com
os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), com o Currículo do
Estado de São Paulo – CESP (2012) e com os estudos de Santos (2005),
Goulart (2015) e Santos (2015), no intuito de estabelecer um cenário que possa
corroborar a elaboração de um currículo de Matemática para os anos finais do
Ensino Fundamental que contemple satisfatoriamente os conteúdos do bloco
de Tratamento da Informação. Em específico, o presente estudo reserva um
capítulo para oferecer sugestões para o currículo de Matemática de uma
instituição particular de ensino da capital paulista, momento em que, a partir da
dissertação de Giordano (2016), apresenta-se a possibilidade da abordagem
dos conteúdos de Estatística, voltados aos anos finais do Ensino Fundamental,
por meio de projetos interdisciplinares alinhados com as perspectivas futuras
para a Educação Básica defendidas pela 2a versão da BNCC.
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