JOGOS ABACUS E COMPOSIÇÃO E O SISTEMA POSICIONAL PARA ALUNOS SURDOS: OLHARES DE PROFESSORES NUM CURSO DE LIBRAS

Autores

  • João Carlos Pereira Moraes USP

Palavras-chave:

Jogos, Surdo, Valor Posicional.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender como professores em formação continuada num curso de Libras avaliam os jogos Abacus e Composição (via Web) para o ensino do valor posicional para alunos surdos. Para tanto, levantou-seelementos referentes às dificuldades do processo de aquisição do sistema posicional pelo surdo e das características dos jogos avaliados. A partir deste aporte teórico e das possibilidades de intervenção dos jogos via Web foi elaborado um questionário sobre a potencialidade de ensino dos jogos Abacus e Composição, respondido por professores em formação de Libras da cidade de Florianópolis – SC; a escolha desses deve-se ao interesse e/ou experiência com a educação de surdos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Carlos Pereira Moraes, USP

Doutorando em Educação - USP

Mestre em Educação Científica e Tecnológica - UFSC

Licenciado em Matemática (UENP)

Licenciado em Pedagogia - UEM

Referências

BARBOSA, Laura Monte Serrat. (1998). Projeto de trabalho: uma forma de atuação psicopedagógica. 2.ed. Curitiba: L. M. S.

BRIZUELA, B. M. (2006) Desenvolvimento matemático na criança: explorando notações.Porto Alegre: Artmed.

CAMPOS, G.H.B. e ROCHA, A.R.C. (1990). Manual para Avaliação do Software Educacional. Publicações Técnicas; Programa de Engenharia de Sistemas e Computação; COPPE/UFRJ; Rio de Janeiro.

DANYLUK, O. S. (1991). Alfabetização matemática: o cotidiano da vida escolar. 2. ed.Caxias do Sul: EDUCS.

KAMII, M. (1980). Lugar Valor: Os esforços para crianças de encontrar uma correspondência entre os dígitos e número de objetos. Trabalho apresentado no Décimo Simpósio Anual da Jean Piaget Society, Filadélfia.

KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria. (2003). Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. Plexus Editora.

LERNER, D.; SADOVSKY, P. (1996). O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C.; SAIZ, I. et al. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas.

LUCENA, Marisa. (2002). Diretrizes para a capacitação do professor na área de tecnologia educacional: critérios para a avaliação de software educacional. Disponível na Internet em: http://www2. insoft. softex. br/~ projead/rv/s oftqual. Htm. Acesso em 12 de agosto de 2013.

NUNES, Vaz. Escolovar (site da WEB). Disponível em <http://escolovar.org/index.htm>, acesso em 11 de agosto de 2013.

OROZCO, M. H. (2005). Os erros sintáticos das crianças ao aprender a escrita dos numerais. In: MORO, M. L. F.; SOARES, M. T. C. (Org.). Desenhos, palavras e números: as marcas da matemática na escola. Curitiba: Ed. da UFPR.

ROCHA, A.R.C. (1987).Análise e Projeto Estruturado de Sistemas. Editora Campus: Rio de Janeiro.

SKLIAR, C. (1999). Atualidade para Educação Bilíngue para Surdos. Porto Alegre: Mediação.

SILVA, M.C.A. (2008). A escrita numérica por crianças surdas bilíngues. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 226 f.

STAHL, M.M. (1988). Avaliação da Qualidade de Software Educacional. Relatórios Técnicos: Programa de Engenharia de Sistemas e Computação; COPPE/UFRJ; Rio de Janeiro.

VALENTE, J. A. (1998) Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Unicamp/Nied, 2ª edição.

Downloads

Publicado

2018-03-19

Como Citar

Moraes, J. C. P. (2018). JOGOS ABACUS E COMPOSIÇÃO E O SISTEMA POSICIONAL PARA ALUNOS SURDOS: OLHARES DE PROFESSORES NUM CURSO DE LIBRAS. Ensino Da Matemática Em Debate, 4(2), 87–105. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/32879

Edição

Seção

Artigos