JOGOS ABACUS E COMPOSIÇÃO E O SISTEMA POSICIONAL PARA ALUNOS SURDOS: OLHARES DE PROFESSORES NUM CURSO DE LIBRAS

Auteurs

  • João Carlos Pereira Moraes USP

Mots-clés :

Jogos, Surdo, Valor Posicional.

Résumé

Este trabalho tem por objetivo compreender como professores em formação continuada num curso de Libras avaliam os jogos Abacus e Composição (via Web) para o ensino do valor posicional para alunos surdos. Para tanto, levantou-seelementos referentes às dificuldades do processo de aquisição do sistema posicional pelo surdo e das características dos jogos avaliados. A partir deste aporte teórico e das possibilidades de intervenção dos jogos via Web foi elaborado um questionário sobre a potencialidade de ensino dos jogos Abacus e Composição, respondido por professores em formação de Libras da cidade de Florianópolis – SC; a escolha desses deve-se ao interesse e/ou experiência com a educação de surdos.

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Biographie de l'auteur

João Carlos Pereira Moraes, USP

Doutorando em Educação - USP

Mestre em Educação Científica e Tecnológica - UFSC

Licenciado em Matemática (UENP)

Licenciado em Pedagogia - UEM

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Publiée

2018-03-19

Comment citer

Moraes, J. C. P. (2018). JOGOS ABACUS E COMPOSIÇÃO E O SISTEMA POSICIONAL PARA ALUNOS SURDOS: OLHARES DE PROFESSORES NUM CURSO DE LIBRAS. Ensino Da Matemática Em Debate, 4(2), 87–105. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/32879

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