NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO FORMA DE PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE E MITIGAR A DIVERSIDADE

Autores

  • Regina de Fátima Rodrigues Dias Prefeitura Municipal de Bagé/RS
  • Cláudio Sonáglio Albano UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Diversidade, interdisciplinaridade, práticas pedagógicas.

Resumo

A sociedade atual está impactada por dois fenômenos: a utilização de novas tecnologias e a crescente diversidade (nas suas mais variadas formas). A escola não pode ficar alheia a esses movimentos; deve reconhecer e incluir essas novas características da sociedade em suas práticas. Este trabalho apresenta como objetivo principal identificar como novas práticas docentes podem mitigar possíveis problemas ocasionados pela diversidade e promover maior interdisciplinaridade. Durante o desenvolvimento do trabalho foram utilizados recursos da tecnologia da informação, aliados a práticas (eventos) do cotidiano, desenvolvendo atividades em grupos visando mitigar eventuais barreiras à diversidade. Os resultados demonstram que a utilização desses novos recursos pedagógicos efetivamente podem promover maior interdisciplinaridade e mitigar algumas barreiras à diversidade.

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Biografia do Autor

Regina de Fátima Rodrigues Dias, Prefeitura Municipal de Bagé/RS

Graduada em Ciências de Primeiro Grau, habilitação em Matemática - URCAMP, Bagé/RS.

Especialista em Educação, Diversidade e Cidadania, FAEL/LAPA/PR.

 

Cláudio Sonáglio Albano, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

Professor Cláudio Sonáglio Albano
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - www.unipampa.edu.br
Graduado Administração Empresas - URCAMP/Bagé/RS, 1986
Mestre Administração Empresas - UFRGS/Porto Alegre/RS, 2001
Doutor Administração Empresas - USP/São Paulo/SP, 2014

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Publicado

2018-03-19

Como Citar

Dias, R. de F. R., & Albano, C. S. (2018). NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO FORMA DE PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE E MITIGAR A DIVERSIDADE. Ensino Da Matemática Em Debate, 4(2), 106–120. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/33993

Edição

Seção

Artigos