ROBÓTICA EDUCACIONAL: DESAFIOS/POSSIBILIDADES NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

robótica educacional, experimentação, interdisciplinaridade

Resumo

A realização de oficinas com robótica educacional no ensino médio é uma atividade fundamental para o desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, habilidades manuais e estéticas, relações interpessoais e intrapessoais, integração de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento, dentre outras. Consequentemente, a investigação por nós efetuada teve como objetivo geral pesquisar sobre as contribuições da robótica no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares. E, como objetivos específicos investigar quais as possíveis contribuições da robótica educacional no ensino de matemática; descrever o ambiente educativo e possíveis empecilhos associados ao uso da robótica educativa; observar o comportamento dos estudantes numa aula de robótica; avaliar a aplicação da robótica como material didático e suas contribuições no ensino de matemática e física. Para alcançar os objetivos foram realizadas quatro oficinas em uma escola da rede pública estadual localizada em João Pessoa – PB com material de robótica educacional da linha Da Vinci Machines da marca fischertechnik distribuído pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Os resultados mostram que os alunos iniciaram um processo de compreensão sobre as forças que atuam em determinadas máquinas em movimento circular, por exemplo a força centrífuga e dos fundamentos matemáticos da construção de máquinas como ângulos e polígonos. Esse processo de compreensão pode contribuir para o desenvolvimento do interesse pela matemática e física. 

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Biografia do Autor

Robson Souto Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de Mestrado na UFPE.

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela UFPB. Professor titular da UEPB

Maria da Conceição Lopes, Universidade Federal de Roraima

Mestra em Estudos da linguagem pela UFRN. Professora na UFRR

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Publicado

2018-06-23

Como Citar

Brito, R. S., Moita, F. M. G. da S. C., & Lopes, M. da C. (2018). ROBÓTICA EDUCACIONAL: DESAFIOS/POSSIBILIDADES NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(1), 27–44. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36687

Edição

Seção

Artigos