TEORIA E PRÁTICA NA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Equações Diferenciais Ordinárias, Lei de Resfriamento de Newton.

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem teórica de Equações Diferenciais em particular na Lei de Resfriamento de Newton através da relação entre teoria e prática, essa união é de fundamental importância no ensino da matemática, pois modifica atitudes, posturas, geram críticas e reflexões na construção do conhecimento dos educandos. O objetivo deste estudo é estimular o entendimento da Lei de Resfriamento de Newton com a intenção de ser simples e compreensível, a fim de demonstrar como o aprendizado pode se tornar prazeroso quando conseguimos unir aplicações teóricas com situações relacionadas ao nosso cotidiano. O trabalho foi desenvolvido no Campus Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRO e tem por finalidade promover a aprendizagem, atribuir significado ao entendimento dos alunos de maneira intuitiva.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudemir Miranda Barbosa, IFRO – Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Matemática/UNIR e Professor do IFRO – Instituto Federal de Rondônia/ Orientador

Referências

ALITOLEF, S. S. Algumas Aplicações das Equações Diferenciais. Ji Paraná: UNIR, 2011.

BOYCE, W. E.; DIPRIMA, R. C. Equações Diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. Richard C. DiPrima; tradução e revisão técnica Valéria de Magalhães Iorio. 10ª ed. Rio Janeiro: LTC, 2015.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 1ª ed. São Paulo: Summus, 1986.

JAVARONI, S. L. Abordagem geométrica: possibilidades para o ensino e aprendizagem de Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias. 2007. 231 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociência e Ciências Exatas, 2007. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/102149>. Acesso em: 19 Out. 2017.

GHAJAR, A. J.; ÇENGEL, Y. A. Transferência de Calor e Massa: Uma abordagem prática. Tradução de Fátima A. M. Lino. 4ª ed. São Paulo: Bookman, 2012.

GONÇALVES, C. B. Transferência de calor em regime transiente. Disponível em: <http://stoa.usp.br/cai0/files/1321/7491/TC+Transiente.pdf>. Acesso em: 04 Nov. 2017.

LIMA, S. F. Erros e Medições Físicas. Disponível em: <http://aprendendofisica.pro.br/pmwiki.php/Main/ErrosMedidasFisicaEEtc>. Acesso em: 05 Nov. 2017.

LISBOA, J.; LUCINO, M. A. A importância da teoria e prática nas aulas de matemática. Ivaiporã: FIVI, 2015.

MEDIÇÃO DE DADOS EXPERIMENTAIS, INCERTEZA E PROPAGAÇÃO DE ERRO. Página elaborada pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <http://www.fem.unicamp.br/~instmed/Incerteza.htm>. Acesso em: 22 jun. 2018.

NOÉ. Estudo teórico e prático na matemática. Brasil Escola. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/estudo-teorico-pratico-na-matematica.htm>. Acesso em: 15 Out. 2017.

SOUZA, M.. Equações Diferenciais. Florianópolis: UFSC, 2006.

SUAPESQUISA.COM. Biografia de Isaac Newton. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/biografias/isaacnewton/>. Acesso em: 22 Out. 2017.

ZILL, D. G.; CULLEN, M. R. Equações Diferenciais, volume 1. tradução Antonio Zumpano, revisão técnica: Antônio Pertence Jr. São Paulo: Pearson Makron /books, 2001.

Downloads

Publicado

2018-06-23

Como Citar

Pereira, I. M., & Barbosa, C. M. (2018). TEORIA E PRÁTICA NA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(1), 45–53. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36689

Edição

Seção

Artigos