EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PANORÂMICA
Mots-clés :
Educação Financeira, Livros Didáticos, ENEMRésumé
O presente trabalho tem como objetivo expor o cenário atual da Educação Financeira no país, ressaltando a importância dessa temática no currículo escolar e na formação consciente dos estudantes quanto a atos de caráter financeiro. Para entender a Educação Financeira nos dias atuais, procurou-se analisar os documentos oficiais que trazem algo sobre esse tema, apresentando de forma cronológica desde o seu formal surgimento. Constatou-se que a Educação Financeira é um tema relativamente novo no contexto escolar do Brasil, mas que já tem se mostrado de extrema importância na construção de uma sociedade mais preparada para enfrentar possíveis situações do dia a dia. Analisou-se também uma coleção de livros didáticos e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o intuito de perceber o grau de importância dada a esse assunto. É notório que os livros didáticos precisam melhorar muito no sentido de fornecer maior suporte aos docentes, proporcionando uma melhor orientação financeira aos discentes. A Educação Financeira ainda tem muito a contribuir dentro do ambiente escolar e consequentemente na construção de gerações futuras mais responsáveis quanto às finanças.
Métriques
Références
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacional: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1997.
_______. Decreto nº 5.685, de 25 de janeiro de 2006. Institui o Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização-Coremec. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jan. 2006. Seção 1, p. 4.
_______. Deliberação nº 3, de 31 de maio de 2007. Dispõe sobre a constituição de Grupo de Trabalho com o propósito de propor estratégia nacional de educação financeira. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Secretaria de Previdência Complementar, Brasília, DF, 06 jul. 2007. Seção 1, p. 60.
_______. Deliberação nº 5, de 26 de junho de 2008. Estabelece diretrizes e objetivos para a Estratégia Nacional de Educação Financeira e prorroga o prazo para o Grupo de Trabalho, constituído pela Deliberação Coremec n°. 3, de 31 de maio de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Ministério da Fazenda, Brasília, DF, 08 jul. 2008. Seção 1, p. 32.
_______. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2010. Seção 1, p. 7-8.
_______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Matriz de Referência ENEM. Brasília: 2012.
Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/ downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf> Acesso em: 01. mar. 2018.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Curricular Comum – Proposta preliminar: segunda versão revista. Brasília: 2016.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: 2017.
COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA - CONEF. Educação Financeira nas Escolas, Ensino Médio. 1. ed. Brasília, 2013.
GALLERY, N.; GALLERY, G.; BROWN, K.; FURNEAUX, C., PALM, C. Financial Literacy and Pension Investment Decisions. Financial Accountability & Management. v. 27, n. 3, p. 286-307, 2011.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LEONARDO, F. M. Conexões com a Matemática 1. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013a.
________. Conexões com a Matemática 2. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013b.
________. Conexões com a Matemática 3. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013c.
LUCCI, C. R.; ZERRENNER, S. A.; VERRONE, M. A. G.; SANTOS, S. C. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. In: Seminário em Administração, 9, 2006, São Paulo. Anais. Disponível em: < http://sistema. semead.com.br/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/266.pdf >. Acesso em: 10. dez. 2017.
JACOB, K., HUDSON, S., BUSH, M. Tools for survival: An analysis of Financial Literacy Programs for Lower-Income Families. Chicago: Woodstok Institute, 2000. Disponível em: < http://www.aecf.org/m/pdf/woodstockinstitute-toolsforsurvivalfinancialliteracy-2000.pdf >. Acesso em: 12. jan. 2018.
NEGRI, A. L. L. Educação Financeira para o Ensino Médio da Rede Pública: uma proposta inovadora. 73 f. Dissertação (Mestrado em educação). Centro Universitário Salesiano de São Paulo: UNISAL, Americana, 2010.
ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. OCDE, 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf> Acesso em: 07. fev. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.