ABORDAGEM DOCUMENTAL: esquemas de uso no trabalho coletivo de professores para o ensino de sequências numéricas

Autores

  • Armênio Lannes Xavier Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil
  • Maria José Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PEPG em Educação Matemática https://orcid.org/0000-0002-1249-8091

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Trabalho coletivo, Esquemas, Sequências

Resumo

A presente investigação é resultado de um estudo inicial desenvolvido em uma formação continuada de professores da educação básica que atuam em escolas pública e privada do estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa é analisar a construção de parte de um documento para introduzir o ensino de sequências numéricas para alunos do 1o ano do Ensino Médio por meio do estudo dos esquemas de uso e do trabalho coletivo. A metodologia utilizada foi a investigação reflexiva, e os resultados obtidos possibilitaram entender a relevância dos esquemas de uso dos sujeitos no fenômeno da gênese documental e em um ambiente de trabalho coletivo.

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Biografia do Autor

Armênio Lannes Xavier Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil

Cursa Doutorado em Educação Matemática com bolsa da CAPES na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde julho de 2016, sob orientação da Profa. Dra. Maria José Ferreira da Silva. É Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Possui Especialização em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2013). Atualmente Professor de Matemática no EF2 da Escola Viva, Examiner e Team Leader em ITGS - International Baccalaureate (IBO). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Maria José Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PEPG em Educação Matemática

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), graduação em Jornalismo Não Concluido pela Universidade Católica de Santos (1972), Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora Asssitente doutor da Graduação, do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática e da Especialização em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação e formação de professores de matemática com ênfase em números fracionários e geometria. 

Referências

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Neto, A. L. X., & Silva, M. J. F. da. (2019). ABORDAGEM DOCUMENTAL: esquemas de uso no trabalho coletivo de professores para o ensino de sequências numéricas. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 438–452. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40924

Edição

Seção

Artigos