ABORDAGEM DOCUMENTAL: esquemas de uso no trabalho coletivo de professores para o ensino de sequências numéricas

Auteurs

  • Armênio Lannes Xavier Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil
  • Maria José Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PEPG em Educação Matemática https://orcid.org/0000-0002-1249-8091

Mots-clés :

Abordagem Documental do Didático, Trabalho coletivo, Esquemas, Sequências

Résumé

A presente investigação é resultado de um estudo inicial desenvolvido em uma formação continuada de professores da educação básica que atuam em escolas pública e privada do estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa é analisar a construção de parte de um documento para introduzir o ensino de sequências numéricas para alunos do 1o ano do Ensino Médio por meio do estudo dos esquemas de uso e do trabalho coletivo. A metodologia utilizada foi a investigação reflexiva, e os resultados obtidos possibilitaram entender a relevância dos esquemas de uso dos sujeitos no fenômeno da gênese documental e em um ambiente de trabalho coletivo.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Armênio Lannes Xavier Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil

Cursa Doutorado em Educação Matemática com bolsa da CAPES na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde julho de 2016, sob orientação da Profa. Dra. Maria José Ferreira da Silva. É Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Possui Especialização em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2013). Atualmente Professor de Matemática no EF2 da Escola Viva, Examiner e Team Leader em ITGS - International Baccalaureate (IBO). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Maria José Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PEPG em Educação Matemática

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), graduação em Jornalismo Não Concluido pela Universidade Católica de Santos (1972), Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora Asssitente doutor da Graduação, do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática e da Especialização em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação e formação de professores de matemática com ênfase em números fracionários e geometria. 

Références

BRASIL. BNCC. Base Nacional Curricular – Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasil. 2018.

BRASIL. PCN+. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação e Cultura. 2000.

GUEUDET, G. ; TROUCHE, L. Du travail documentaire des enseignants: genèses, collectifs, communautés. Le cas des mathématiques. Education et didactique, 2, (3), 7-33. 2008.

GUEUDET, G. ; TROUCHE, L. Towards new documentation systems for mathematics teachers? Educational Studies in Mathematics, 71, 199–218. 2009.

GUEUDET, G. ; TROUCHE, L. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. 2015. Em teia, 6(3). Tradução de Katiane de Moraes. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243.

GUEUDET, G. ; TROUCHE, L. Teachers’ work with Resources: Documentational Geneses and Professional Geneses. In: From text to ‘Lived’ Resources. Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development. 2012, p. 23-41.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L., PEPIN, B.. Documentational Approach to Didcatics. Encyclopedia of Mathematics Eduaction, Springer International Publishing AG. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77487-9_100011-1. 2018.

PEPIN, B.; CHOPPIN, J.; RUTHVEN, K. & SINCLAIR, N. Digital curriculum resources in mathematics education: foundations for change. ZDM 49(5):645-661. 2017a.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Récherches em Didactique des Mathématiques, 10 (23), 1990.

WANG, C. Mathematics teachers’ expertise in resources work and its development in collectives. A French and a Chinese cases. In: Fan L; Trouche L; Rezat S; Qi C; Visnovska J (eds.). Research on mathematics textbooks and teachers’ resources: advances and issues. Springer, Cham, 2018, p. 193–213.

XAVIER NETO, A. L.; SILVA, M. J. F. & TROUCHE, L. A construção de atividades para o ensino de sequências numéricas: uma análise pela lente da Abordagem Documental. II Simpósio Latino Americano de Didática da Matemática – LADIMA. 2018. No prelo.

Téléchargements

Publiée

2019-01-11

Comment citer

Neto, A. L. X., & Silva, M. J. F. da. (2019). ABORDAGEM DOCUMENTAL: esquemas de uso no trabalho coletivo de professores para o ensino de sequências numéricas. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 438–452. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40924

Numéro

Rubrique

Artigos