JOGOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES E TRABALHO DOCUMENTAL DOCENTE
Palavras-chave:
Abordagem Documental do Didático, Jogos matemáticos, Livro didático, Ensino Médio, Análise de similaridade.Resumo
Apresentamos um levantamento sobre jogos matemáticos propostos em coleções de livros didáticos do Ensino Médio e possibilidades de seus usos em sala de aula. A pesquisa é baseada na abordagem documental do didático, a partir de noções como trabalho documental, gênese documental, recursos-mãe e recursos-filho. Desenvolveu-se o estudo em duas etapas. Inicialmente, foram analisadas oito coleções aprovadas no recente Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Em seguida, ocorreram entrevistas com três professores sobre possíveis usos de jogos matemáticos identificados nesses livros didáticos. Na análise dos dados da primeira etapa, utilizou-se a árvore de similaridade do software Classificação Hierárquica, Implicativa e Coersitiva (CHIC 6.0). Na segunda etapa, buscou-se identificar indícios dos processos de instrumentação e instrumentalização sobre os jogos, pelos professores. Dentre os resultados, destacam-se a proposição de jogos para os conteúdos de Probabilidade e Funções como os mais frequentes nos livros didáticos. Bem como, as adaptações propostas pelos professores nas regras de dois jogos - visando um possível uso em sala de aula: Tiras de Propriedades para Funções e Família de Funções.
Metrics
Referências
BALESTRI, R. Matemática: interação e tecnologia. São Paulo: Leya, 2016.
BESNIER, S. Le travail documentaire des professeurs à l'épreuve des ressources technologiques. 2016. 487f. Thése (Doutorat en Sciences de l’Education). Université de Bretagne
Occidentale, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Guia digital. Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CHAVANTE, E.; PRESTES, D. Quadrante Matemática. São Paulo: SM, 2016.
COUTURIER, R.; BODIN, A.; GRAS, R. A Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva. Palermo: Unipa, 2003. Disponível em: http://math.unipa.it/~grim/asi/asi_03_gras_bodin_cout.pdf. Acesso em: 29 nov. 2018.
DANTE, L.R. Matemática: contexto & aplicações. São Paulo: Ática, 2017.
GARCIA, J; SOUZA, J. # Contato matemática. São Paulo: FTD, 2016.
GITIRANA, V. et al. (Orgs.). Jogos com sucata na educação matemática. Recife: Nemat: Ed. Universitária da UFPE, 2013.
GRAS, R; RÉGNIER, J-C. Uma conversa entre Régis Gras (RG) e Jean-Claude Régnier (JCR). In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M.E. B. (Orgs). Uso do CHIC na formação de educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco. Rio de janeiro: Letra Capital, 2015.
GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Des ressources aux documents, travail d’enseignant et genèses documentaires. In: GUEUDET, G.; TROUCHE, L. (Eds.). Ressources vives: le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2010. p. 57-74.
HAMMOUD, R. Le travail collectif des professeurs en chimie comme levier para la mise en œuvre de démarches d'investigation et le développement des connaissances professionnelles: contribution au développement de l'approche documentaire du didactique. 2012. 389f. Thése (Doutorat en Sciences de l’Education). Université Claude Bernard - Lyon I; Université Libanaise, 2012.
IEZZI, G. et al. Matemática: ciência e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2017.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
LEONARDO, F.M. Conexões com a matemática. São Paulo: Moderna, 2016.
PAIVA, M. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2015.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Parâmetros para a educação básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros Curriculares de Matemática de Pernambuco para o Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação, 2012.
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I. Matemática: Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2014.
SMOLE, K. et al. Jogos de Matemática: de 1º e 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008. (Cadernos do Mathema – Ensino Médio).
TROUCHE, L. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, 1., 2016, Bonito. Anais... Bonito, 2016, p.1-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.