JOGOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES E TRABALHO DOCUMENTAL DOCENTE

Autores

  • Elisângela Bastos de Melo Espíndola Universidade Federal Rural de Pernanbuco - UFRPE https://orcid.org/0000-0002-3769-0768
  • Felipe Alexandre de Lima Lira Universidade Federal Rural de Pernanbuco - UFRPE - Voluntário do Programa de Iniciação Científica (PIC).

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Jogos matemáticos, Livro didático, Ensino Médio, Análise de similaridade.

Resumo

Apresentamos um levantamento sobre jogos matemáticos propostos em coleções de livros didáticos do Ensino Médio e possibilidades de seus usos em sala de aula. A pesquisa é baseada na abordagem documental do didático, a partir de noções como trabalho documental, gênese documental, recursos-mãe e recursos-filho. Desenvolveu-se o estudo em duas etapas. Inicialmente, foram analisadas oito coleções aprovadas no recente Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Em seguida, ocorreram entrevistas com três professores sobre possíveis usos de jogos matemáticos identificados nesses livros didáticos. Na análise dos dados da primeira etapa, utilizou-se a árvore de similaridade do software Classificação Hierárquica, Implicativa e Coersitiva (CHIC 6.0). Na segunda etapa, buscou-se identificar indícios dos processos de instrumentação e instrumentalização sobre os jogos, pelos professores. Dentre os resultados, destacam-se a proposição de jogos para os conteúdos de Probabilidade e Funções como os mais frequentes nos livros didáticos. Bem como, as adaptações propostas pelos professores nas regras de dois jogos - visando um possível uso em sala de aula: Tiras de Propriedades para Funções e Família de Funções.

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Biografia do Autor

Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernanbuco - UFRPE

Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Departamento de Educação - área Métodos e Técnicas. Professora do PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco no Departamento de Educação - Na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Doutora pela Université Claude Bernard - Lyon 1. École Doctorale Education, Psychologie, Information et Communication (EPIC).Mestre em Educação - linha de pesquisa Didática de Conteúdos Específicos (UFPE). Especialista em Avaliação Educacional em Matemática (UFPE). Especialista em Psicopedagogia (UPE). Especialista em Programação de Ensino de Matemática (UPE). Licenciada em Matemática (AESA- CESA). Licenciada em Pedagogia (UNESA).

Felipe Alexandre de Lima Lira, Universidade Federal Rural de Pernanbuco - UFRPE - Voluntário do Programa de Iniciação Científica (PIC).

Licenciando em Matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuei como Estagiário da Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão -PE (2015 a 2016), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID (2014 a 2017), Desenvolvi um projeto de pesquisa no âmbito do Programa de iniciação Cientifica Voluntário PIC no ano de 2017 e 2018 e Atualmente atuo como monitor bolsista na Disciplina de Psicologia no Curso de Licenciatura em Matemática da UFRPE. Cursando o Curso de especialização no Ensino de Matemática pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Espíndola, E. B. de M., & Lira, F. A. de L. (2019). JOGOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES E TRABALHO DOCUMENTAL DOCENTE. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 414–437. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40999

Edição

Seção

Artigos