UMA SITUAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Autores

Palavras-chave:

ensino superior, equações diferenciais, orquestração instrumental.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que enfoca o ensino de equações diferenciais.  Para a realização da pesquisa, conhecimentos de estudantes foram extraídos de uma situação de ensino desenvolvida em uma universidade brasileira. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se desses conhecimentos como subsídio para a elaboração de uma situação matemática e proposta de orquestração instrumental para seu desenvolvimento. O objetivo da pesquisa foi destacar possibilidades da orquestração quando se utiliza tecnologia no ensino superior; e o papel do professor em uma aula, como um maestro em sua orquestra quando coordena as ações de seus músicos (os estudantes) na supervisão da relação partitura/instrumentos (conhecimentos matemáticos/ artefato) em um concerto (sala de aula). Como resultado apresentamos as propostas de configurações didáticas e modos de exploração constituintes de uma orquestração instrumental, relativas à uma atividade de ensino. Esperamos contribuir com pesquisadores e professores na implementação de aulas orientadas pela orquestração instrumental.

Metrics

PDF views
414
Jan 13 '19Jan 16 '19Jan 19 '19Jan 22 '19Jan 25 '19Jan 28 '19Jan 31 '19Feb 01 '19Feb 04 '19Feb 07 '1932
| |

Biografia do Autor

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil

Sonia Barbosa Camargo Igliori realizou estágio de pós doutorado na Université Paris VII, França, de 1995 a 1996. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise em colaboração com Michèle Artigue. Doutorou-se em Matemática pela PUC-SP em 1986, na área de Análise Funcional e teve orientação de Domingos Pisaneli. É professora titular da PUC-SP. Tem colaborado na elaboração de material didático para a disciplina de Cálculo, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática, tendo sido coordenadora desse Programa de 1995 a 2005, e no biênio 2011-2013. Foi editora da revista ?Educação Matemática Pesquisa? e atualmente é editora da Revista: Ensino de Matemática em Debate. É uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido a primeira coordenadora. É membro do GT 4 do "Ensino Superior" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisa no âmbito do Ensino de Cálculo. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: ?O elementar e o superior em Matemática.? Até o momento orientou 6 teses de doutorado e coorientou 2; orientou 30 dissertações de mestrado sendo 27 em Educação Matemática e 3 em Matemática, e 11 projetos de Iniciação Científica. Tem publicação significativa em anais de eventos nacionais, e publicações em eventos internacionais. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacional. Foi assessora da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-SP no período de 2004 a 2008. Atualmente assume a função de Chefe do Departamento de Matemática da PUC/SP, gestão 2013-2015. Realizou estágio pós doutoral no Instituto Francês de Educação da École Normale Supérieure de Lyon na França sob a supervisão de Luc Trouche no período de janeiro de 2018 a julho de 2018.

Marcio Vieira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil

Possui doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Graduou-se em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, cálculo diferencial e integral, David Tall, aprendizagem do cálculo e limites.

Referências

ARTIGUE, M. Didactical engineering as a framework for the conception of teaching products. In: BIEHLER, R.; SCHOLZ, R. W.; WINKLEMANN, B. Didactics of mathematics as a scientific discipline. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1994, p. 27-39.

BICUDO, M. A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 9, p. 7-20, junho, 2014.

CHEVALLARD, Y. Intégration et viabilité des objets informatiques dans l’enseignement des mathématiques : le problème de l’ingénierie didactique. In. B. Cornu (dir.), L’ordinateur pour enseigner les mathématiques. Paris : PUF, 1992, p. 183-203.

DRIJVERS, P.; DOORMAN, M.; BOON, P.; REED, H. e GRAVEMEIJER, K. The teacher and the tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in mathematics, v. 75, n. 2, p. 213-234, 2010.

GUIN, D.; TROUCHE, L. The complex process of converting tools into mathematical Instruments: the case of calculators. International Journal of Computers for Mathematical Learning, 3, 195–227,1999.

IGLIORI, S. B. C.; ALMEIDA, M. V. de. Aplicações para o Ensino de Equações Diferenciais. Alexandria, v. 10, n. 1, p. 257-270, maio 2017.

OLIVEIRA, E. A. Uma engenharia didática para abordar o conceito de equação diferencial em cursos de Engenharia. 2014. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

OLIVEIRA, E. A.; IGLIORI, S. B. C. Ensino e Aprendizagem de equações diferenciais: um levantamento preliminar da produção científica. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 2, p. 2-22, 2013.

PIAGET, J. La Naissance de L'Intelligence chez L Enfant. Neuchâtel: Delachaux et Nestlé, 1936.

RABARDEL, P.; VERILLON, P. Cognition and artifact: A contribution to the study of thought in relation to instrument activity. European Journal of Psychology in Education, v. 10, n. 1, p.77-101, 1995.

TROUCHE, L. Managing the Complexity of Human- Machine Interactions in Computerized Learning Environments: guiding students’ command process through instrumental orchestrations. International Journal of Computers for Mathematical Learning, n. 9, p. 281–307, 2004.

TROUCHE, L.; DRIJVERS, P. Webbing and orchestration. Two interrelated views on digital tools in mathematics education. Teaching Mathematics and its Applications: an International Journal of the IMA, v. 33, n. 3, Sept. p. 193-209, 2014.

VERGNAUD, G. Au fond de l’apprentissage, la conceptualisation. In: NOIRFALISE, R. e PERRIN-GLORIAN, M-J. (orgs). Actes de VIIIe École et Université d’Été de Didactique des Mathématiques. Clermont Ferrand: Edition IREM. p. 174-185, 1996.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Igliori, S. B. C., & Almeida, M. V. de. (2019). UMA SITUAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 453–465. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/41001

Edição

Seção

Artigos