UMA SITUAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Autores/as

Palabras clave:

ensino superior, equações diferenciais, orquestração instrumental.

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa que enfoca o ensino de equações diferenciais.  Para a realização da pesquisa, conhecimentos de estudantes foram extraídos de uma situação de ensino desenvolvida em uma universidade brasileira. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se desses conhecimentos como subsídio para a elaboração de uma situação matemática e proposta de orquestração instrumental para seu desenvolvimento. O objetivo da pesquisa foi destacar possibilidades da orquestração quando se utiliza tecnologia no ensino superior; e o papel do professor em uma aula, como um maestro em sua orquestra quando coordena as ações de seus músicos (os estudantes) na supervisão da relação partitura/instrumentos (conhecimentos matemáticos/ artefato) em um concerto (sala de aula). Como resultado apresentamos as propostas de configurações didáticas e modos de exploração constituintes de uma orquestração instrumental, relativas à uma atividade de ensino. Esperamos contribuir com pesquisadores e professores na implementação de aulas orientadas pela orquestração instrumental.

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Biografía del autor/a

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil

Sonia Barbosa Camargo Igliori realizou estágio de pós doutorado na Université Paris VII, França, de 1995 a 1996. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise em colaboração com Michèle Artigue. Doutorou-se em Matemática pela PUC-SP em 1986, na área de Análise Funcional e teve orientação de Domingos Pisaneli. É professora titular da PUC-SP. Tem colaborado na elaboração de material didático para a disciplina de Cálculo, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática, tendo sido coordenadora desse Programa de 1995 a 2005, e no biênio 2011-2013. Foi editora da revista ?Educação Matemática Pesquisa? e atualmente é editora da Revista: Ensino de Matemática em Debate. É uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido a primeira coordenadora. É membro do GT 4 do "Ensino Superior" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisa no âmbito do Ensino de Cálculo. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: ?O elementar e o superior em Matemática.? Até o momento orientou 6 teses de doutorado e coorientou 2; orientou 30 dissertações de mestrado sendo 27 em Educação Matemática e 3 em Matemática, e 11 projetos de Iniciação Científica. Tem publicação significativa em anais de eventos nacionais, e publicações em eventos internacionais. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacional. Foi assessora da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-SP no período de 2004 a 2008. Atualmente assume a função de Chefe do Departamento de Matemática da PUC/SP, gestão 2013-2015. Realizou estágio pós doutoral no Instituto Francês de Educação da École Normale Supérieure de Lyon na França sob a supervisão de Luc Trouche no período de janeiro de 2018 a julho de 2018.

Marcio Vieira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil

Possui doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Graduou-se em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, cálculo diferencial e integral, David Tall, aprendizagem do cálculo e limites.

Citas

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Publicado

2019-01-11

Cómo citar

Igliori, S. B. C., & Almeida, M. V. de. (2019). UMA SITUAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 453–465. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/41001

Número

Sección

Artigos