Características Psicométricas de uma Avaliação de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p1-27

Palavras-chave:

Psicometria, Teoria clássica dos testes, Teoria de resposta ao item, Análise de Itens, Avaliação Educacional.

Resumo

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa tem realizado algumas medidas de prevenção à reprovação dos estudantes na disciplina de Cálculo, cujos índices têm assustado os professores. Uma dessas medidas está na elaboração de avaliações de matemática básica que objetivam identificar estudantes propensos à reprovação, a fim de proporcionar uma intervenção pedagógica capaz de reverter esta situação. Tendo em vista a importância desta avaliação como parte integrante dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina, o presente artigo tem como objetivo oferecer uma análise estatística, pautada nas duas vertentes da Psicometria moderna: a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), e uma análise pedagógica dos descritores e distratores de alguns itens-chave que compõem uma dessas avaliações, escolhida para um estudo de caso. Os resultados apontaram para uma avaliação composta por itens com variados índices de dificuldade e, no geral, com bom poder discriminativo tanto pela análise via TCT, quanto pela TRI, cujos resultados foram obtidos através da estimação, pelo método da média a posteriori, de um modelo logístico de dois parâmetros. A consistência interna da avaliação como instrumento de mensuração de habilidades foi verificada pelo coeficiente alpha de Cronbach, assegurando a qualidade e confiabilidade dos resultados deste estudo. Espera-se que este trabalho sirva como um instrumento de difusão das teorias psicométricas na análise da estrutura de avaliações e aponte para a necessidade de uma maior discussão pedagógica acerca das possíveis lacunas existentes na aprendizagem de matemática básica dos estudantes do ensino superior.

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Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Matemático e Mestre em Estatística (UFV). Doutorando em Educação (UFES). Professor EBTT do IFMG.

Paulo César Emiliano, Universidade Federal de Viçosa

Matemático (UFV). Mestre e Doutor em Estatística (UFLA). Professor do departamento de Estatística da UFV. Orientador de Mestrado e Doutorado.

Talita Emidio Andrade Soares

Matemática (UFV). Especialista em Ensino de Matemática (UNICA). Professora do IFMG Bambui.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Soares, D. J. M., Emiliano, P. C., & Soares, T. E. A. (2020). Características Psicométricas de uma Avaliação de Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 1–27. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p1-27

Edição

Seção

Artigos